Todo mundo sabe que a vitamina A é essencial para os olhos, mas esse está longe de ser o seu único benefício para o corpo. Efeito antioxidante, capacidade de prevenção de doenças, especialmente cardiovasculares e incentivo à produção de testosterona. A lista de pontos positivos é farta.
Atuando como um antioxidante, o nutriente ajuda a proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres. Em bons níveis é possível, inclusive, reduzir as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, de modo que é um excelente meio de manter a saúde ao longo do envelhecimento.
As doenças cardiovasculares também são evitadas através de níveis adequados de vitamina A. Como a substância atua na redução nos níveis de colesterol ruim, ela ajuda a prevenir a hipertensão arterial e o surgimento de outros problemas relacionados ao coração.
E, por fim, os homens não são só beneficiados com o aumento na geração de seu hormônio central. A sua fertilidade também é alterada na proporção do nível de vitamina A presente no organismo. Isso porque a produção de esperma é regulada por esse nutriente.
Alimentos ricos em vitamina
Agora que você já conhece os benefícios que a vitamina A pode trazer ao organismo, é hora de saber em quais produtos é possível encontrá-la. Confira 11 alimentos que são fonte desse nutriente poderoso:
- Agrião
- Couve
- Espinafre
- Cenoura
- Batata doce
- Mamão
- Manga
- Tomate
- Damasco
- Pimentão vermelho
- Abóbora
Vitamina A: consuma com moderação
As quantidades diárias mínimas de vitamina A variam conforme a idade, o sexo e outras condições. Um homem adulto saudável, por exemplo, precisa diariamente de 0,9 mg. Já uma mulher durante a gravidez deve ingerir a dose de 0,77mg diários.
Por ser facilmente eliminado pelo corpo, é difícil de se acumular grandes quantidades do nutriente no corpo. No entanto, fique atento a sintomas como leve coceira ou queimação nos olhos, acompanhada por uma tonalidade alaranjada na palma das mãos e na planta dos pés. Pode ser indício de excesso da vitamina.
Se esse for o caso, é possível observar também o aparecimento de náuseas, bem como irritabilidade e visão embaçada. Em casos mais severos, porém bastante raros, pode ocorrer hipertrofia do fígado e do baço e perda de cabelo.
E aí, o que achou deste artigo sobre a vitamina A? Deixe o seu comentário!