Clínica Geral

Exame de histeroscopia: descubra a importância dele para a saúde feminina

Por Redação Doutíssima 21/05/2014

É interessante começar pela pergunta: você sabe o que é o exame de histeroscopia? Pois bem, poucas pessoas já ouviram falar ou sabem a respeito da grande importância desse teste clínico. O exame de histeroscopia é responsável por identificar o câncer de endométrio, a pólio endometrial e os miomas uterinos, todos muito comuns entre o público feminino.

Todas as doenças citadas são bastante prejudiciais à saúde da mulher, variando as suas causas e também suas consequências. Com o exame de histeroscopia, é possível ver o útero por dentro. Ele é usado para que o médico possa analisar a cavidade uterina, o canal cervical e a vagina, tornando mais fácil qualquer tipo de diagnóstico.

Exame de histeroscopia é responsável por verificar doenças que afetam a mulher. Foto: Shutterstock

Exame de histeroscopia é responsável por verificar doenças que afetam a mulher. Foto: Shutterstock

Onde fazer o exame de histeroscopia

O exame de histeroscopia pode ser feito em ambulatório e não precisa nem de anestesia ou de internação. É indolor, não causa incômodo na mulher e é muito rápido.

Outra vantagem é o fato de que pode ser feito em mulheres virgens, pois não é necessário a utilização do chamado “bico de pato”. Tudo é feito com o histeroscópio e ele possui, aproximadamente, três milímetros de diâmetro e deixa que o técnico veja todos os órgãos com facilidade.

Se há qualquer tipo de suspeita de doença no útero, é provável que o ginecologista peça um exame de histeroscopia, seja ele para investigar a origem de um problema ou até para servir de microcirurgia, como para a retirada de um mioma (que normalmente impede a mulher de ter filhos ou dificulta esse processo).

Se o médico solicitou este procedimento clínico, não se preocupe por antecipação. Normalmente, o exame de histeroscopia não é o primeiro a ser pedido. É comum que ele venha depois de feita a ultrassonografia pélvica, como meio de confirmação caso ainda hajam dúvidas sobre a origem de algum sangramento ou lesão.

Mesmo com a alta definição do exame, em casos que possa haver o risco de câncer, a melhor resposta e o diagnóstico final vêm, ainda, da biópsia. Porém, o exame de histeroscopia pode ajudar muitos casais a terem filhos, por exemplo. É possível verificar se o problema de fertilidade está relacionado a miomas e retirá-los na hora. Sem complicações futuras ou dores.

Outras aplicações

O mesmo exame ainda serve para a retirada de DIUs (dispositivos intrauterinos utilizados como método contraceptivo) e acompanhar como o corpo se comporta durante a cura de lesões causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

Além dessas, outras situações são os casos de infertilidade, abortamentos de repetição, aderências, entre outras situações em que a histeroscopia auxilia na investigação e tratamento.

Uma das grandes novidades do processo do exame de histerocopia é fato de que a mulher pode fazer a laqueadura com ele. Antes, era necessária a intervenção de cortes. Agora, os dispositivos são colocados dentro das trompas e as obstruem definitivamente (a laqueadura é um processo irreversível e não aplicável a todas as pessoas. Consulte seu médico para mais informações). Esse processo também é ambulatorial e a paciente pode voltar a fazer suas atividades normais no mesmo dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Angelina Jolie decide retirar também o útero: entenda como funciona a histerectomia

Entenda a relação entre o câncer de colo de útero e o HPV

Pesquisa mostra que mulher desconhece relação entre câncer do colo do útero e HPV

Cuidado futuras mamẫes: 4 Chás herbais que causam contrações no útero para você evitar

Saiba o que são pólipos endometriais e como tratar

Como diminuir as cólicas menstruais