Clínica Geral

Entenda o que é a incontinência urinária

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

A incontinência urinária é uma doença na qual a pessoa tem perda involuntária de urina. Esta disfunção atinge principalmente as mulheres e pode acontecer em diferentes fases da vida. Entre 20 e 30 anos, a principal causa é a gestação e o pós-parto.  No homem é mais comum a partir dos 65 anos.

A vivência com a incontinência pode ser vivida de forma dramática, pois a pessoa tem medo de ficar molhada, de cheirar mal e chega a abandonar as atividades físicas e modificar os hábitos diários.

incontinencia urinaria

Incontinência pode atrapalhar sexo por vergonha de expor o problema ao parceiro. Foto: iStock, Getty Images

Para conscientizar a população sobre o problema, ocorre o Dia Mundial da Conscientização sobre Incontinência Urinária no dia 14 de março. O momento serve para reforçar a importância do tratamento do problema.

 

Em março de 2015, o Instituto Lado a Lado Pela Vida lançou a campanha Xi… Escapou, com o intuito de alertar a população e tentar acabar com o tabu que envolve a incontinência.

 

Sintomas da incontinência urinária

 

A incontinência urinária é uma doença que causa grandes desconfortos para quem tem. Um espirro é o suficiente para que a pessoa fique molhada. Ou seja, não é preciso muito esforço para que urina saia de maneira involuntária.

 

Mudar de posição, tossir, andar rir ou dar gargalhadas também são situações onde pode acontecer um acidente. Outras ocasiões também provocar a perda de xixi:

 

1. Menstruação  

 

Perdas no período pré-menstrual.

 

2. Vontade de fazer xixi

 

Não conseguir segurar a urina quando sentir vontade.

 

3. Bexiga

Ter a sensação, após urinar, de não ter a bexiga completamente vazia.

 

Incontinência urinária na gestação

 

Na gestação, a incontinência urinária tem três motivos diferentes. A primeira causa está relacionada à compressão da bexiga, que é apertada pelo útero, e acaba assim que o bebê nasce.

A segunda explicação é quando a mulher tem composição genética fraca de seu colágeno – proteína importante no fortalecimento dos tecidos – e isso explicaria a frouxidão dos músculos da bexiga.

A última causa e também a mais grave é o parto vaginal, principalmente se o bebê for muito grande e o parto mal conduzido.

 

Incontinência e a vida sexual

Algumas mulheres que sofrem da doença desenvolvem problemas na vida sexual devido ao medo de perder urina durante a relação ou receio de que o parceiro sinta o odor de urina nas roupas íntimas.

 

Como a incontinência urinária é um problema omitido pela mulher, cerca de 70% não falam do problema com o parceiro, assim ela evita fazer sexo para não se expor. O que prejudica a relação e causa forte sofrimento.

 

Tratamento para incontinência

 

O tratamento para incontinência vai depender da peculiaridade de cada paciente. O médico precisa identificar qual a causa da perda de urina, se ela tem fundo emocional ou físico. Esta disfunção, dependendo da causa, tem cura ou mesmo redução significativa dos sintomas.

 

Em boa parte das vezes, o tratamento para a disfunção exige apenas mudanças simples no comportamento. Ir ao banheiro a cada duas ou três horas e manter a bexiga sempre vazia é algo importante.

 

A medida mais eficaz, no entanto, é o reforço da musculatura da pélvis. Neste sentido, fisioterapia e exercícios específicos sempre ajudam a fortalecer o músculo que fica próximo à bexiga.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!