Gravidez e Filhos > Relato de mãe

Por que a atriz Keira Knightley não deixou sua filha ver alguns filmes da Disney?

Por Debora Stevaux 12/12/2018

Por muito tempo, os filmes da Disney foram considerados obras que influenciaram a infância de crianças em todo o mundo. Porém, segundo a atriz britânica Keira Knightley, que já atuou em longas como “Orgulho e Preconceito” e “ Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma”, nem todos eles passam mensagens positivas para os pequenos.

Keira Knightle e sua filha Edie Knightley Righton, de 3 anos. (Foto: Reprodução)

Durante entrevista no programa norte-americano “The Ellen DeGeneres Show” em outubro deste ano, Keira disse que não deixa sua filha Edie Knightley Righton, de 3 anos, assistir a certos filmes do estúdio. O motivo? As protagonistas que são “salvas” por príncipes encantados.

https://fortissima.com.br/2018/09/12/marcos-mion-fala-sobre-como-e-ser-pai-de-menina-em-novo-livro-14833701/

“O longa da ‘Cinderela’, por exemplo, não pode ser assistido porque ela espera por um cara rico para salvá-la. Não. Você precisa resgatar a si mesma”, disse à apresentadora.  “A Pequena Sereia” também é um filme não recomendado para crianças, de acordo com a atriz. “Fico realmente irritada porque gosto muito dele. As músicas são ótimas, mas na história a personagem principal também acaba vivendo em função de um homem”, explica.

Empoderamento feminino

Knightley, que interpreta a Fada Açucarada no filme “O Quebra-Nozes e Os Quatro Reinos”, lançado no início de novembro, revelou que nem todas as princesas têm esse perfil. Por isso, Edie ainda pode ver uma vasta gama de filmes. A mãe elogiou o caráter empoderador de alguns títulos como “Procurando Dory”, “Moana” e “Frozen” os três assinados pela companhia norte-americana.

https://fortissima.com.br/2018/09/04/como-o-esporte-pode-ajudar-no-tratamento-e-na-inclusao-de-criancas-com-autismo-14833675/

Algumas pessoas podem achar exagero, mas as restrições fazem sentido: é durante a primeira infância que são formadas as conexões neurológicas mais importantes de toda a vida humana. Para além da evolução cognitiva, aspectos relacionados à formação social também são despertados na mais tenra idade. Por isso, é importante mostrar referências que ensinem às meninas e aos meninos, desde sempre, valores como a igualdade de gênero, a autonomia e o respeito.

https://fortissima.com.br/2018/07/29/como-as-tarefas-domesticas-podem-ajudar-na-educacao-dos-filhos-14833545/

Confira abaixo e na íntegra a entrevista de Keira Knightley no “The Ellen DeGeneres Show”: