Saúde > Tabagismo

Quero parar de fumar! Saiba acabar com o hábito de maneira natural

Por Francine Costanti 11/03/2019

O tabagismo é um dos hábitos mais difíceis de se abandonar e a maioria dos fumantes já tentou parar com o cigarro pelo menos uma vez na vida. Produtos como adesivos, cigarros eletrônicos e até gomas de mascar prometem fazer a pessoa parar de fumar, mas ainda assim não é uma tarefa simples.

O Dr. Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME) explica essa dificuldade: “É preciso lembrar que, além do vício químico do cigarro, existe a dependência psicológica envolvida: o ato de fumar representa, muitas vezes, um tempo para você. São 5 minutos que você tira durante o seu dia para organizar as suas ideias, desestressar, relaxar. Tais hábitos também devem ser reestruturados na jornada de parar de fumar”.

Mas ele também dá uma boa notícia: “Parar de fumar é uma tarefa difícil, mas extremamente possível”. Em primeiro lugar, a pessoa deve desejar abandonar o hábito por ela mesma, compreendendo que se trata de uma decisão em prol da sua saúde. Mas qual é o primeiro passo? “Você deve começar a quebrar as rotinas do cigarro, por exemplo: fumar logo depois do café. Então evite o café em algumas horas, ou tome o café em locais onde não se pode fumar”, sugere.

O que muita gente não sabe é que é possível combater o hábito com a ajuda de produtos naturais e que podem ser facilmente incorporados à sua rotina. Portanto, se você é um desses que já tentou e falhou, veja dicas para acabar com o hábito de forma natural, sem gastar muito e ainda melhorando a saúde em todos os aspectos.

É possível combater o vício com a ajuda de produtos naturais incorporados à sua rotina. Foto: iStock.

Substâncias naturais para vencer o tabagismo

Ginseng – A planta é uma forte aliada para quem quer parar de fumar e pode ser incluída em sopas, sucos e chás. O indicado é que você consuma na parte da manhã para que, durante o dia, ajude a diminuir sua vontade de fumar. Além disso, ela ajuda a eliminar o estresse e aumenta a energia e a disposição.

Hortelã e camomila – As ervas auxiliam no sistema digestivo do corpo e aliviam os possíveis enjoos que você pode sentir no período em que está sem fumar. Ainda são benéficas para ansiedade, estresse e dor de cabeça.

Erva de São João – A erva é muito conhecida por ajudar no lado psicológico de quem parou de fumar porque contém um antidepressivo natural. Ela está em muitas bulas de remédios dedicados a combater o vício.

Gengibre e suco de uva – Uma das maiores vantagens de se consumir gengibre e suco de uva neste processo é que, além de aliviar náuseas, eles ajudam muito na desintoxicação do organismo. No caso do gengibre, você pode fazer chá ou ralar para colocar na água, em saladas ou sopas.

Aveia – A aveia é ideal para quem quer largar o cigarro porque tem o poder de diminuir a ansiedade e você ainda consome um alimento excelente em propriedades nutricionais.

Aveia é uma opção nutritiva e saudável que ajuda a combater o vício do cigarro. Foto: iStock

Pimenta caiena – A pimenta caiena também é um dos melhores remédios naturais para parar de fumar. Isto porque tem em sua essência uma ação sedativa que acalma e estabiliza nosso sistema nervoso. A dica é colocar uma pitada em um copo d’água e tomar como se fosse um medicamento.

Mel – Um dos melhores amigos de quem quer afastar de vez o cigarro, o mel traz proteínas e vitaminas que diminuem consideravelmente a vontade de fumar. Além de incluí-lo em receitas doces, você pode usá-lo para adoçar sucos e chás, pois é um ótimo substituto do açúcar.

Laranja – Por conter altos níveis de vitamina C, a laranja consegue dar um gás no metabolismo, aumenta a energia do corpo e manda o estresse embora, um dos principais sintomas de quem está lutando contra o cigarro.

Cenoura – Tem vitaminas A, B2, B3, C e minerais essenciais para o organismo, como fósforo, potássio, cálcio e sódio.É um dos alimentos mais versáteis e pode ser ingerida em salgados e doces ou até crua. Além de todos esses benefícios, a cenoura tem betacaroteno, responsável pela produção de melanina, que faz com que você mantenha a pele saudável e bonita.

Conheça as principais doenças causadas pelo cigarro

Outras dicas para largar o cigarro

Acupuntura – A técnica chinesa é uma das mais procuradas por quem sofre com o tabagismo, pois relaxa, desintoxica e diminui os sintomas da abstinência. A aplicação de agulhas é feita em pontos estratégicos da orelha, o que provoca a liberação de endorfina e serotonina, causando sensação de prazer e bem-estar no corpo.

Atividade física – É um dos principais hábitos para você adotar imediatamente! Praticar exercícios com frequência traz mais disposição e aumenta o fôlego e a agilidade, além de melhorar a capacidade pulmonar, antes prejudicada pelo cigarro. Comece devagar e, aos poucos, vá acelerando o ritmo dos treinos.

Por fim, o médico recomenda: “Crie hábitos saudáveis e não substitua o vício por outro, como trocar o cigarro pela comida. Em momentos de muita vontade, concentre-se em outra atividade que exija atenção. Em alguns casos é interessante procurar ajuda de um médico ou psicólogo”.