Saúde > Tabagismo

Saiba como parar de fumar e evitar o ganhar peso

Por Redação Fortíssima 14/04/2016

Não acontece com todas as pessoas, mas pesquisas comprovam que abandonar o vício do tabagismo pode provocar o ganho de peso. Isso acontece porque a ausência da nicotina acaba causando nervosismo e ansiedade, que geralmente são aliviados com o consumo excessivo de alimentos. Então como parar de fumar sem engordar? 

O resultado é possível com algumas mudanças nos hábitos do dia a dia, adotando uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, além de buscar outras atividades que proporcionem sensação de bem-estar.

como parar de fumar

Combinar uma alimentação balanceada com atividades físicas evita o ganho de peso. Foto: iStock, Getty Images

Parar de fumar está relacionado ao ganho de peso?

Um estudo feito pela BMJ, publicação periódica do Reino Unido com grande influência sobre medicina, apontou que parar de fumar leva a um ganho de peso médio de quatro a cinco quilos no primeiro ano. Pesquisas publicadas anteriormente já haviam mostrado que a nicotina inibe o apetite e pode acelerar o metabolismo.

Os resultados do estudo mostraram que os ex-fumantes que não usaram uma terapia de substituição da nicotina tiveram ganho médio de peso de 1,1kg em um mês, 2,3kg em dois, 2,9kg em três, 4,2kg em seis e 4,7kg depois de um ano.

Porém, os pesquisadores ressaltaram que os benefícios que parar de fumar traz para a saúde superam os riscos de engordar, pois um ganho de peso modesto é menos perigoso que o tabagismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de mortes prematuras no mundo, sendo responsável por 5,1 milhões de óbitos anualmente. A obesidade, juntamente com o sobrepeso, causam 2,8 milhões de mortes.

Como parar de fumar deixa a pessoa nervosa e inquieta, o ganho de peso acaba sendo consequência. Sem a nicotina do cigarro, que permite que o cérebro libere serotonina e proporcione uma sensação de prazer, o ex-fumante fica mais ansioso e, na maioria das vezes, recorre à compulsão alimentar para substituir a substância.

Como parar de fumar e controlar a compulsão

Para quem se pergunta como parar e fumar e evitar o ganho de peso, é importante saber que a tarefa não é fácil, mas adotando outras medidas que controlem a ansiedade, substituindo o efeito de prazer e bem-estar que a nicotina proporciona, é possível abandonar o vício e melhorar a saúde sem engordar.

O ex-fumante deve buscar outras formas de liberar a serotonina, como é o caso da prática de esportes. Além disso, é fundamental evitar doces, chocolates e pacotes de salgadinho. A dica e apostar em biscoitos com fibras, frutas secas e outros petiscos saudáveis.

Para saber como parar de fumar e evitar o ganho de peso, o ideal é associar uma dieta saudável a um programa de atividade física regular, com exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou nadar. Além de queimar calorias, também acelera o metabolismo e ajuda a aliviar o estresse, proporcionando relaxamento e bem-estar.

E você, aprendeu como parar de fumar e evitar o ganho de peso? Agora é só colocar em prática. Também aproveite para conferir os debates que rolam no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!