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10 dicas importantes para parar de fumar

Por Redação Doutíssima 30/07/2013

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Parar de fumar é um desafio. Mas saiba que você é capaz! Com força de vontade e com algumas instruções, qualquer um pode conseguir. Confira 10 dicas importantes para parar de fumar!

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Até mesmo quem fuma conhece os malefícios do cigarro. Muitos ainda resistem em parar e, mesmo sabendo de todos estes malefícios, se responsabilizam pelo futuro de sua própria saúde. Outros fumantes têm consciência destes malefícios e desejam parar de fumar. Por isso, separamos 10 dicas importantes para quem quer parar de fumar!

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1. Tome a decisão – A primeira (e mais importante) coisa a se fazer é tomar a decisão de parar. Não tome como base os outros. Pessoas morrem e vão continuar morrendo, fumantes ou não. É preciso que sua convicção não esteja baseada nos outros. Você vai parar de fumar porque VOCÊ quer, porque será importante para a SUA qualidade de vida.

2. Conheça o seu grau de dependência – Não se subestime e nem se superestime. Talvez você consiga parar de fumar sozinho, talvez precise de ajuda. Conhecer o grau de sua dependência ajuda a tomar a melhor decisão.

3. Tenha um plano – Talvez seja melhor começar a parar de fumar nas próximas férias (desde que elas estejam próximas), longe de qualquer estresse que poderá resultar em uma recaída. Pense na sua rotina, mas seja sincero e honesto com você mesmo. Não adianta muito planejar para daqui a 5 anos.

4. Diminua gradualmente – Comece reduzindo o número de cigarros fumados por dia. A abstinência pode colocar tudo a perder então para amenizar seus sintomas, diminua gradualmente o número de cigarros por dia.

5. Mude seus hábitos – Parar de fumar significa outras mudanças em sua vida. Comece a praticar uma atividade física para que melhorar sua qualidade de vida e saúde. Tente também evitar lugares com fumantes.

6. Peça apoio – Deixe que seus familiares e amigos saibam da sua decisão de parar de fumar.  Previna-os também que  alterações de humor, de sua parte, podem acontecer. Apoio daqueles que amamos e convivemos é muito importante.

7. Esteja pronto para recaídas – O ideal é evitá-las. Alguns momentos do dia serão marcantes porque você fumava naqueles momentos. Antecipe-se e planeje alternativas para lidar com esses momentos de ansiedade.

8. Controle a ansiedade – Quando bater aquela vontade incontrolável de fumar, converse com alguém e desvie o pensamento do cigarro.

9. Defina um dia – Planeje o grande dia e prepare-se para o grande dia. Este compromisso seu com você mesmo o ajudará a superar as dificuldades.

10. Veja-se como um não fumante – Imagine-se na presença de pessoas fumantes sem se importar. A sensação maravilhosa de estar livre de um vício. Tenha pensamentos positivos, você conseguirá.

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Tenha em mente que não será fácil. E é exatamente por isso que a sua conquista será muito mais valorizada por você. Não desista!

Fontes: Revista Exame, Drauzio Varella, Estadão Saúde

 


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