Tabagismo

Conheça as principais doenças causadas pelo cigarro

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

Se você é fumante, saiba que existem muitas doenças causadas pelo cigarro e não há maneira segura de fumar. Substituir cigarro por charuto, cachimbo ou narguilé não elimina os riscos à saúde associados ao fumo. Por isso, a melhor maneira de evitá-los é só uma: parar com o tabagismo.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro mata quase seis milhões de pessoas por ano. Mais de cinco milhões dessas mortes são resultado direto do uso do tabaco, enquanto mais de 600 mil são as dos chamados fumantes passivos – não-fumantes expostos à fumaça. A entidade estima que esse número possa subir para mais de oito milhões até 2030.

doencas causadas pelo cigarro

Muitas substâncias presentes no cigarro são consideradas nocivas para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Doenças causadas pelo cigarro e suas substâncias

Algumas das doenças causadas pelo cigarro decorrem da quantidade de substâncias usadas em sua fabricação. Estima-se que um cigarro tenha cerca de 600 tipos de componentes que, queimados, geram mais de sete mil produtos químicos.

 

Muitos deles são tóxicos, e pelo menos 250 são conhecidos pela sua nocividade – hidrogênio, cianeto, monóxido de carbono e amoníaco, por exemplo. Dentre essas 250 substâncias químicas prejudiciais do cigarro, no mínimo 69 podem causar câncer – acetaldeído, aminas aromáticas, arsênico, benzeno, berílio, cádmio, crômio, óxido de etileno e formaldeído.

 

Esses produtos químicos estão na fumaça do cigarro e entram na corrente sanguínea, afetando todo o corpo. É por isso que há muitas doenças causadas pelo cigarro.

 

doenças causadas pelo cigarro 

Quais são as doenças causadas pelo cigarro?

As substancias tóxicas do cigarro são capazes de danificar várias partes do corpo humano. Veja como elas atuam:

 

1. Sistema nervoso

Um dos ingredientes presentes no cigarro é a nicotina. Ela atinge o cérebro em poucos segundos e vicia. Além disso, o cigarro é capaz de aumentar os riscos de degeneração macular, catarata e deficiência visual. Ele também pode enfraquecer paladar e olfato, e assim o alimento torna-se menos agradável.

 

2. Sistema respiratório

Quando você inala fumaça, recebe substâncias que podem danificar os pulmões – com o tempo, eles perdem a capacidade de filtrá-las.

Isso gera diversos problemas respiratórios – no enfisema, os sacos de ar dos pulmões são destruídos, enquanto na bronquite crônica o revestimento dos tubos dos pulmões inflama.

Ao longo do tempo, os fumantes têm maior risco de desenvolver as doenças causadas pelo cigarro – como problemas pulmonares e câncer de pulmão.

 

3. Sistema cardiovascular

Fumar danifica todo o sistema cardiovascular. A nicotina provoca a constrição dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo. Além disso, há redução dos níveis de colesterol bom e aumento na pressão arterial – o que aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos e, por consequência, de acidente vascular cerebral.

Esses riscos de doenças causadas pelo cigarro também atingem os fumantes passivos.

 

4. Sistema digestivo

Os fumantes correm grande risco de desenvolver problemas bucais. O uso do tabaco pode causar gengivite ou periodontite. Essas condições muitas vezes levam à cárie dentária, perda de dentes e mau hálito.

Fumar também aumenta o risco de câncer de boca, garganta, laringe e esôfago. Os fumantes têm taxas mais altas de câncer renal e pancreático.

 

5. Sexualidade e sistema reprodutivo

A diminuição do fluxo sanguíneo é capaz de afetar a capacidade do homem para conseguir ereção. Homens e mulheres fumantes podem ter dificuldade para atingir o orgasmo e estão em maior risco de infertilidade.

Mulheres que fumam ainda estão sujeitas à menopausa em idade mais precoce do que as não-fumantes. Além disso, fumar aumenta as chances de uma mulher ter câncer cervical.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!