Bem-Estar > Dia a Dia

Como saber se você tem uma amizade tóxica? Psicólogo responde

Por Francine Costanti 02/09/2019

Você sente que alguns amigos te deixam para baixo e sugam sua energia o tempo todo? Essas podem ser amizades tóxicas. Muitas vezes não conseguimos identificar o problema com clareza: sabemos que há algo errado, mas não sabemos dizer o motivo. Mas esse tipo de relacionamento geralmente apresenta um conjunto de características em comum – e o Fortíssima vai ajudar você a identificá-las. 

“Relações tóxicas são aquelas que fazem você se sentir mal. Pode envolver muito ciúme, muita culpa, a pessoa talvez te desestimule de fazer coisas boas e nunca reconhece nada de bom em você. São relações em que sua autoestima é destruída e, geralmente, as pessoas ficam perdidas e não conseguem mais diferenciar o que é seu e o que é do outro”, explica Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em neurociência do comportamento. 

Veja a seguir como identificar uma amizade tóxica – e como lidar da melhor forma com essa relação. 

amizades falsas

Amizades tóxicas podem te fazer sentir mal, desanimado e inseguro. Foto: iStock

Críticas exageradas 

Você raramente escuta um elogio do seu amigo, mas ouve o tempo todo comentários sobre suas falhas? Pessoas que põem o outro para baixo, que ofendem (abertamente ou não) e criticam o tempo todo, geralmente são tóxicas. 

Críticas podem ser saudáveis, desde que feitas da forma certa e com boas intenções, tomando-se o cuidado de não deixar a outra pessoa mal. Por isso, caso sinta que seu amigo te critica com exagero, tenha uma conversa franca e diga que não se sente bem em relação a isso. Se a amizade for sincera, ele ficará mais atento para evitar esse tipo de comportamento. 

O ciclo da culpa

Existem amigos que te fazem se sentir culpada em diversas situações e sempre expressam isso de um jeito bem grosseiro. Você chegou um pouco atrasada ou precisou desmarcar um compromisso porque surgiu um problema e ele age como se fosse o fim do mundo? Cuidado! Esse tipo de atitude pode desencadear um sentimento de culpa real, mesmo que você não esteja errada.

Facebook está cheio de amizades falsas, segundo estudo

“Outra característica do amigo tóxico é que ele age como se sempre estivesse certo em todas as ocasiões, não ouve suas opiniões e ainda quer discutir caso você tenha ideias diferentes das dele. Comece a prestar atenção a essas pequenas atitudes”, completa Yuri Busin. 

Como lidar com pessoas tóxicas 

Se você perceber que está vivendo uma amizade tóxica, o primeiro passo é conversar com a pessoa para expor como você se sente e ouvir o seu lado. Muitas pessoas tóxicas não fazem isso por maldade, mas simplesmente porque não estão prontas para se relacionar. “Essas pessoas também sofrem e não sabem lidar bem com diversas situações. O ideal é buscar ajuda de um psicólogo”, afirma Dr. Yuri. 

No entanto, se nada mudar depois das conversas e a pessoa se recusar a buscar ajuda, o indicado é ir se afastando aos poucos para que ela perceba que não está te fazendo bem. É fundamental que você reconheça seus próprios limites e os respeite, não permitindo que pessoas tóxicas permaneçam te fazendo mal. 

“Qualquer relação que produza sofrimento para um dos lados é tóxica”, ressalta o psicólogo. E ninguém precisa viver em uma relação assim. 

Amigos para sempre: o segredo de uma amizade duradoura