Bem-Estar > Qualidade de vida

Amigos para sempre: o segredo de uma amizade duradoura

Por Redação Fortíssima 14/02/2016

É difícil achar quem não sonhe em manter por perto quem possa considerar amigos para sempre – não é à toa que hoje é comemorada uma data bastante significativa. É o Dia da Amizade, ocasião especial para celebrar esse laço tão importante, mas que às vezes acaba se rompendo. Quando isso acontece, você sabe o que fazer? 

Por que os amigos são importantes

Nossa sociedade tende a colocar uma ênfase excessiva em relacionamentos românticos. Costumamos pensar que, se conseguirmos encontrar a pessoa certa, seremos capazes de nos sentir felizes e realizados.

Mas algumas pesquisas mostram que amigos são mais importantes para o bem-estar psicológico do que até mesmo o amor da sua vida ou seus familiares.

Amigos para sempre se abraçando.

Manter amigos para sempre aumenta a expectativa de vida. Foto: iStock, Getty Images

Em realidade, essa conclusão não surpreende. Os amigos trazem muita felicidade para nossas vidas e a falta deles pode ter um forte impacto sobre nossa saúde física – a rigor, é tão prejudicial quanto fumar, beber em excesso ou levar uma vida sedentária, segundo estudos.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, a qualidade das nossas amizades está ligada à longevidade. Eles chegaram à conclusão de que laços sociais fortes são capazes de promover a saúde cerebral conforme envelhecemos.

Não bastasse isso, pessoas com apoio social e de amigos – têm menos problemas cardiovasculares, imunológicos e níveis mais baixos de cortisol – o hormônio do estresse –, segundo psicólogos da Universidade Estadual Humboldt, dos Estados Unidos.

Mas é preciso reconhecer que a tecnologia mudou a definição de amizade nos últimos anos. Realmente, com um clique somos capazes de adicionar um amigo ou fazer uma nova conexão.

Porém, vale lembrar que ter centenas de contatos online não é a mesma coisa que ter alguém próximo em que se pode confiar. As conexões mais importantes e poderosas acontecem cara a cara. São elas que costumam nos apresentar os amigos para sempre.

Dicas para cultivar amigos para sempre

Se você quiser cultivar uma amizade por anos e anos, não basta apenas ter afinidade. É preciso estar pronto para se doar e entender o que o outro espera – o inverso também é verdadeiro. Para não errar, vale seguir alguma dicas:

  • Seja o amigo que você gostaria de ter

Trate seu amigo como você quer que ele trate você. Seja confiável, atencioso e disposto a compartilhar seu tempo. Só assim é possível estabelecer uma relação duradoura

  • Esteja disposto a ser um bom ouvinte

Para desenvolver uma sólida amizade com alguém, esteja preparado para ouvir e apoiar, exatamente como você gostaria que alguém fizesse por você

  • Dê espaço

Não seja muito pegajoso e não abuse da generosidade dele. Todos precisam de espaço para ficar sozinhos ou passar tempo com outras pessoas também – e isso não tem nada a ver com deixar você de lado

  • Não coloque regras e expectativas

Permita que sua amizade possa evoluir naturalmente. Vocês dois são indivíduos únicos e a sua amizade provavelmente não vai se desenvolver exatamente como você espera – nada melhor do que algumas surpresas boas

  • Saiba perdoar

Ninguém é perfeito e os erros podem acontecer. Se a amizade é abalada por algum problema no caminho, tente encontrar uma maneira de superá-lo e seguir em frente. Essa pode ser uma oportunidade de aprofundar o vínculo de amizade entre vocês.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!