Bem-Estar > Dia a Dia

Tudo o que você precisa saber em uma viagem com animais

Por Redação Fortíssima 15/01/2016

Um estudo realizado pela Best Western International revela que mais da metade dos donos de pets levam seus cães e gatos consigo quando viajam. Acontece que uma viagem com animais desafia cuidados e preparo. Principalmente se for de avião, já que as companhias fazem uma série de exigências.

viagem com animal-shutterstock-doutíssima

Viajar com o seu animal exige uma caixa especial de transporte. Foto: Shutterstock

O que é importante para uma viagem com animais

Se você é daqueles donos que não consegue ficar longe do seu bichinho e deseja levá-lo para onde você for, saiba que são necessários alguns cuidados para uma viagem tranquila. O primeiro deles é se planejar e cuidados de todos os detalhes a seguir.

  • Hospedagem

Antes de se preocupar com a questão do transporte, é preciso consultar o local em que você irá se hospedar e ter a certeza de que eles aceitam animais domésticos. Em geral, é cobrada uma taxa extra.

  • Atestado de saúde

Para que seja permitido o transporte aéreo de cães e gatos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige que seja expedido um atestado de saúde por médico veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. O prazo de validade de cada atestado varia conforme a companhia aérea.

  • Caixa de transporte

Para transportar animais de estimação é necessário adquirir uma caixa de transporte adequada. Cada empresa costuma ter seus tamanhos máximos pré-definidos. Lembre-se de adquirir com antecedência e se certificar de que ela está em conformidade com as exigências da companhia.

  • Vacinas

As companhias aéreas exigem que a vacina antirrábica esteja em dia – ou seja, tenha sido aplicada a no mínimo 30 dias e no máximo um ano. É possível ainda emitir para seu animalzinho um passaporte específico.

Ele é feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e substitui o atestado de saúde obrigatório. Além disso, é aceito em determinados países em substituição ao Certificado Veterinário Internacional (CVI), que é obrigatório para viagens internacionais.

Trata-se de um documento gratuito, fornecido em 30 dias úteis contados a partir do recebimento dos documentos necessários. Vale saber que nesse caso é obrigatória a identificação eletrônica dos animais através de microchip.

Regras de companhias não são fixas

Para uma viagem com animais é imprescindível consultar a companhia pela qual você irá viajar. Isso vale para viagens rodoviárias, aéreas ou marítimas. Por isso, se você considera imprescindível levar consigo seu animalzinho, verifique tudo antes de adquirir passagens.

Atualmente, as companhias aéreas permitem o transporte de animais de estimação até mesmo na cabine de passageiros, de acordo com especificações da empresa. Confira as exigências das principais companhias brasileiras para viagens nacionais:

  • Azul

Ele deve ter quatro meses, no mínimo, e pesar até cinco quilos, considerando o animal e a embalagem, que pode ter até 43 centímetros de comprimento, 31,5 centímetros de largura e 20 centímetros de altura.

  • Gol

A idade mínima é a mesma da Azul, mas o peso máximo, incluindo a caixa, passa para dez quilos. Já a embalagem pode ter até 43 centímetros de profundidade e 32 centímetros de largura. Já a altura varia de acordo com o modelo: 22 centímetros para as rígidas e 24 centímetros para as flexíveis.

  • Avianca

O animal precisa ter ao menos dois meses, mas devem apresenta atestado específico de saúde até completarem um ano. O peso máximo é de oito quilos e as dimensões da caixa de 40 centímetros de comprimento, 26 centímetros de largura e 25 centímetros de altura.

  • TAM

A idade mínima é a mesma da Avianca, mas com limite de até sete quilos. Idade Mínima: oito semanas. A embalagem pode ter até 36 centímetros de comprimento e 33 centímetros de largura. Na altura, caixas rígidas são permitidas até 19 centímetros e as flexíveis 23 centímentros. 

Em todas elas, a cobrança pelo transporte do seu bichinho é de R$ 200, valor que pode ser alterado de acordo com as características do voo e mesmo do animal. Ou seja, vale ficar atento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!