Bem-Estar > Dia a Dia

Panela de cerâmica: benefícios adicionados à sua alimentação

Por Redação Fortíssima 14/01/2016

A panela certamente é objeto mais indispensável na cozinha. Existem os mais vários tipos: vidro, inox, alumínio e de barro são só alguns deles. Mas você sabe qual é a mais segura no preparado dos alimentos?  Em geral, a panela de cerâmica é considerada a melhor opção.

Embora os modelos artesanais possam liberar chumbo e cádmio, as industrializadas são consideradas as mais seguras, uma vez que não soltam metais para os alimentos. Antes de usar, porém, vale conferir algumas dicas.

panela de cerâmica-istock getty images-doutíssima

A ausência de metais é um dos principais pontos positivos do modelo. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras do uso da panela de cerâmica


A fragilidade e o preço alto afastam os consumidores, elas também  exigem cuidado na hora do preparo, pois podem queimar os alimentos com mais facilidade. No entanto, as panelas de cerâmica propõem uma forma mais fácil de cozinhar, pela capacidade de espalhar o calor mais uniformemente.

Elas possuem propriedades antiaderentes que auxiliam na produção da comida e, principalmente, no processo de higienização das panelas. Outra vantagem é a parte estética. Cada vez mais bonitas, elas aparecem em novas cores e formatos, alguns deles ideais para irem até a mesa. Ou seja, menos louça para se preocupar depois.

Dicas para usar a panela de cerâmica

Por já reterem mais calor, sempre que for utilizadas em um fogão convencional a dica é utilizar em fogo baixo ou médio. Outra opção é fazer uso de uma chapa metálica, que não permite o contato direto com o fogo.

Para frituras, o ideal é aquecer a frigideira de cerâmica por cerca de três minutos em fogo baixo, para só depois acrescentar o óleo. Um pouco antes do alimento estar pronto, já é possível desligar o fogo e deixar que a panela termine o serviço por conta.

Mas o principal cuidado aparece na hora da limpeza. A dica básica é nunca mergulhar ou encher as panelas com água quando elas ainda estiverem quentes. O risco de causar danos ao esmalte é grande.

Na hora do uso, prefira utensílios feitos de plástico ou materiais maleáveis, que não sejam capazes de riscar o fundo e remover o esmalte. Assim a sua panela de cerâmica certamente vai durar muito mais tempo.

 

Ela é recomendada para preparar qualquer tipo de alimento. No entanto, por possibilitar um cozimento mais longo, é ideal para receitas que levam um longo tempo de preparo.

Arroz com frango na panela de cerâmica

Quer começar a utilizar a sua panela cerâmica agora mesmo? Confira essa receite deliciosa que a equipe do Doutíssima separou para você.

Ingredientes

1,5 kg de peito de frango sem pele  e em pedaços
1 cebola grande picada
6 dentes de alho picados
½ copo de suco de limão
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de colorau
1 colher (café) de açafrão
2 xícaras (chá) de arroz cru lavado
5 xícaras (chá) de água fervente
2 tabletes de caldo de galinha
500g de ervilha
½ xícara (chá) de salsinha picada para salpicar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparo

Tempere o frango com sal, suco de limão, folha de louro e deixe descansar por uma hora. Enquanto isso, lave as ervilhas e reserve. Em uma panela, dissolva os tabletes de caldo de galinha na água fervente e reserve.

Aqueça a panela de cerâmica por no mínimo dez minutos. Coloque o azeite, os pedaços de frango (reserve o tempero) e doure vagarosamente. Acrescente a cebola, o colorau, o açafrão, o arroz e refogue por três minutos. Adicione o tempero do frango e o caldo de galinha fervendo.

Como a panela de cerâmica retém muito calor, desligue o fogo antes de secar totalmente a água. Por fim, acrescente as ervilhas, espalhando sobre o arroz, e deixe terminar o cozimento. Salpique salsinha e sirva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!