O que seria do Carnaval brasileiro sem seus vários ritmos? Em 14 de setembro, é comemorado o Dia do Frevo, uma das danças mais famosas nessa época do ano. A dança do frevo é considerada uma expressão da nossa cultura e, por isso, é tratada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Além disso, é uma forma divertida de mexer o corpo e se divertir.
Dança do frevo é cheia de cultura e história
Com suas cores e coreografias ricas em saltos e balanço, a dança do frevo se tornou a marca do Carnaval de Pernambuco. Essa dança carnavalesca surgiu nas ruas de Recife no final do século XIX e se originou de uma mistura de outros ritmos, como maxixes, polcas e marchinhas de Carnaval.
Nos desfiles antigos de carnaval, os jogadores de capoeira abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão. A partir daí nasceu esse estilo de dança que mistura passos de ballet, capoeira e cossacos. O nome da dança do frevo faz referência à palavra ferver, mas na pronúncia popular virou “frever” e depois frevo.
Instrumentos vibrantes como trombones, saxofones e pandeiros ditam uma maneira única de dançar. Além disso, a dança do frevo envolve roupas enfeitadas de sombrinhas, estandartes e muita animação.
Dança do frevo faz bem para o corpo
Devido à música empolgante, é difícil ficar parado quando se ouve as primeiras batidas – e por isso ela é uma ótima opção de atividade física. Recheada de movimentos, a dança proporciona um alto gasto calórico e também fortalece toda musculatura dos membros inferiores. É ótima ainda para trabalhar a postura e o equilíbrio, já que não é fácil saltar de uma perna para outra.
Não bastasse tudo isso, dançar é capaz de ajudar a aliviar o estresse, segundo um estudo publicado no Journal of Applied Gerontology. De acordo com um outro levantamento, publicado no Journal of Physiological Antropologia, um programa de exercícios com dança é tão útil para perda de peso e aumento da potência aeróbica quanto ciclismo e corrida.
Muitas academias de dança folclórica brasileira ensinam esse ritmo e até algumas academias de ginástica estão o colocando em suas aulas. Por isso, você não precisa ir até Pernambuco para aprender a “frevar”. É possível começar em casa com alguns passos simples.
Como dançar frevo: principais passos
Quem deseja aprender e não pode ir até a cidade sede da dança ou possui tempo para frequentar aulas, é possível aprender alguns passos básicos. Esses passos fazem referência às profissões de seus participantes na época – parafuso, tesoura, ferrolho, dobradiça e locomotiva. Para aprender cada um, é só colocar uma música de frevo bem animada e entrar no ritmo.
1. Dobradiça
Flexione as pernas, com os joelhos para frente, apoiando o corpo na ponta dos pés. Agora é só variar os movimentos, com o corpo apoiado nos calcanhares, corpo jogado para frente e para trás, sem movimentos laterais.
2. Tesoura
Basta cruzar a perna direita por trás da esquerda em meia ponta, deixando a direita à frente. Mantenha as pernas levemente flexionadas. Então, o pulo desfaz a flexão das pernas e enquanto a perna direita se apoia no calcanhar, a esquerda fica apoiada em meia ponta do pé.
3. Locomotiva
Pequenos pulos para encolher e esticar cada uma das pernas, alternadamente.
4. Parafuso
Para esse passo, é preciso de uma flexão total das pernas. O corpo deve ficar apoiado sobre a parte de cima do pé no chão, enquanto o outro pé vira-se, permitindo o apoio de lado.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!