Sem categoria

Tudo o que um adolescente precisa saber sobre sexo

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

05.11 sexo adolescente

O que são preliminares?

São carícias que excitam o casal e aumentam a vontade de fazer sexo, como beijo na boca, beijo pelo corpo, sexo oral, masturbação mútua. Em geral, elas funcionam como um esquenta para a penetração. É durante as preliminares que você sente a cumplicidade, conhece melhor o seu corpo e percebe se quer mesmo avançar nesse processo, como e quanto.

A medida que vocês forem ficando mais íntimos, vão ganhando confiança para seguir em frente. Por isso, não vale a pena ter pressa. Aproveite cada etapa do namoro para se sentir mais segura.

O que é sexo oral?

É sexo que se faz com a boca. Isso mesmo. Meninas usam a boca para estimular o pênis e dar prazer aos meninos. E meninos usam a boca para estimular a região vaginal e dar prazer às meninas.

Falando assim, parece bizarro e nojento. Mas a prática do sexo oral é bem comum em uma transa. Para algumas meninas, ele é uma preliminar, que serve para esquentar os ânimos de casais que ainda não transam com penetração. Outras consideram sexo oral um lance tão íntimo que só topam fazer depois que já transam com o cara há algum tempo.

Independentemente de como você enxerga a situação, há alguns pontos que não se discute:

1. É sexo. O próprio nome já diz: SEXO oral. Os especialistas acreditam que muitos adolescentes não consideram essa prática como sexo por não haver risco de gravidez. Mas, pense bem, como se chama uma relação entre duas pessoas sem roupa com trocas de carícias íntimas que gera um intenso prazer? Sexo.

2. Exige proteção. Quase todas as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem ser disseminadas no contato boca-genital. Portanto, o ideal é que se use camisinha também durante o sexo oral.

3. Tem que ter vontade. Não interessa o que a sua amiga acha, o que você leu na revista, o que o menino quer. Você só deve fazer ou deixar que ela faça se você estiver com vontade. Senão, não tem negócio.

O ideal é não ficar encanada com como fazer e deixar o seu instinto agir. Na hora, se os dois quiserem, você vai saber o que fazer.

Como colocar a camisinha?

Primeira coisa importante de saber: a camisinha só pode ser colocada quando o pênis estiver ereto. Segunda coisa: coloque a camisinha antes de qualquer tentativa de penetração – ela é a garantia de que nenhum espermatozoide vai escapar para dentro do seu corpo. Aí é só seguir os passos abaixo:

1. Abra a embalagem. Não use os dentes, para não correr o risco de furar a camisinha.

2. Segure na pontinha da camisinha e desenrole o preservativo até a base do pênis.

3. Retire a camisinha assim que o menino ejacular, ainda com o pênis ereto (ou haverá a chance de o esperma vazar).

4. Após retirar a camisinha, dê um nó para fechar a abertura do preservativo. Então ela pode ir para o lixo.

Na hora, pode parecer difícil, mas tudo é questão de prática. O que não pode é desistir de usar – isso nunca.

Usa duas camisinhas é mais seguro?

Não! Pode até parecer lógico que duas camisinhas ofereçam proteção em dobro, mas o que acontece é bem o contrário disso. Dois preservativos colocados ao mesmo tempo aumentam o atrito do látex e, com isso, as chances de a camisinha estourar ou rasgar é maior.

Nesse caso, vale mais a qualidade do que a quantidade. Ou seja, o fundamental é colocar o preservativo do jeito certo. Isso já garante que o método seja supereficiente não só na prevenção da gravidez, mas também contra doenças sexualmente transmissíveis.

O que é orgasmo?

Na wikipedia, orgasmo está descrito como a “conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual”. Tá, mas e aí?

Imagine uma sensação muito grande de prazer, que vem acompanhada de aumento dos batimentos cardíacos, contração dos músculos, arrepio pelo corpo, frio na barriga. Uma sensação bem gostosa, que atinge um ápice e, depois, se transforma em um relaxamento total do corpo.

Mas essa descrição é supergenérica. Você pode sentir tudo isso de uma vez, sentir só algumas dessas coisas ou um monte de outras diferentes. A duração também varia: às vezes é loooongo. Outras vezes chega e vai embora rapidinho.

E mais: o orgasmo pode vir antes ou durante a transa. Também dá pra chegar lá só com preliminares ou mesmo durante a masturbação.

Fonte: capricho.com

Adaptação: Luiza Barreto