Sem categoria

Academia da terceira idade: confira os benefícios da atividade física para idosos

Por Redação Doutíssima 17/07/2014

É cada dia mais comum que as pessoas, ao atingirem a velhice, busquem alternativas que mantenham a sua vitalidade por mais tempo. Uma delas é a academia da terceira idade, na qual vários exercícios são focados no estilo de vida e adequados à idade para melhorar o condicionamento físico e o bem-estar.

Academia da terceira idade contra o sedentarismo

Embora todos nós passemos pelo processo de envelhecimento fisiológico, ele não acompanha necessariamente a idade cronológica. É um fator variável, reflexo do estilo de vida levado ao longo dos anos. Um dos aspectos levados em consideração para a melhora de vida na terceira idade é o sedentarismo.

academia-da-terceira-idade

A prática de exercícios físicos melhora muito a qualidade de vida dos idosos. Foto: Shutterstock

Uma pessoa que, ao longo dos anos, não se preocupou em manter uma alimentação saudável e balanceada, nem mesmo dedicou algum tempo aos exercícios físicos, pode ter problemas com a chegada da velhice. No entanto, nunca é tarde para investir em saúde e, por isso, existe a opção da academia da terceira idade.

Academia da terceira idade resgata perdas

A academia da terceira idade auxilia a resgatar os efeitos do tempo. Com o passar do tempo, acabamos sentindo a perda de massa muscular, perda de equilíbrio e perda de força. Isso acontece, pois, metabolicamente, perdemos massa óssea e há a tendência em aumentar nossa massa muscular.

Além disso, o corpo passa a sentir uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos deletérios, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico.

Qualidade de vida na academia da terceira idade

A prática de exercícios físicos melhora muito a qualidade de vida em qualquer idade, sendo a opção ideal para todos que buscam longevidade com saúde e bem-estar. Além disso, a academia da terceira idade auxilia no condicionamento físico e controle do peso ideal. Essa se torna a combinação ideal para quem quer viver muito e com qualidade.

Optar por uma academia da terceira idade traz muitos benefícios para quem adota a prática. O exercício faz com o idoso se sinta mais ativo, gerando um aumento da sua autonomia e consequente sensação de bem-estar.

Além do aumento da disposição, com o passar do tempo fica perceptível também o incremento da força muscular, bem como de equilíbrio e flexibilidade e consequente facilidade no controle do peso corporal.

Benefícios para a mente na academia da terceira idade

Frequentar uma academia da terceira idade não é benéfico apenas para o corpo, mas também para a mente. Ela aumenta a sociabilidade, uma vez que no ambiente há outras pessoas, outras histórias e superações de limites, bem como auxilia na diminuição da ansiedade e depressão, visto que é cientificamente comprovado que exercitar-se promove a liberação de endorfina e demais substâncias antidepressivas.

Para que haja prazer nos exercícios, é fundamental que, antes de escolher uma academia da terceira idade, o idoso opte por fazer atividades que lhe tragam prazer e disposição.

Praticar uma atividade que não agrada gera a desistência rápida, privando as pessoas dos resultados que buscam. Vale a pena, então, investir na experimentação de várias atividades, como bicicleta, hidroginástica, musculação de baixo impacto, alongamentos, ioga e pilates.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!