Você provavelmente já assistiu séries como a americana Lie to Me, em que os personagens são capazes de detectar se alguém está falando a verdade ou não através da linguagem corporal. Isso mesmo, há algumas características que podem ser usadas como detector de mentira.
Se você está desconfiado de alguém, com alguns truques é possível fazer uma leitura da pessoa e concluir se ela está falando a verdade. Quer saber como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.
Mentir é perturbadoramente popular
Mentir é algo generalizado. Em um estudo realizado pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, apenas 8% das pessoas relatou nunca ter dito uma mentira. Conforme um outro levantamento publicado no livro Detecting Lies and Deceit, a maioria das pessoas costuma dizer duas mentiras importantes todos os dias.
Essa última pesquisa indica ainda outros números interessantes: quatro a cada cinco mentiras permanecem indetectáveis, um terço das conversas envolve alguma forma de engano e 60% da população engana seus parceiros pelo menos uma vez.
Nesse cenário, não surpreende que muitas pessoas sejam especializadas em descobrir se alguém está falando a verdade. Os detectores de mentira humanos conseguem ler expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz e análise de demonstrações para desvendar fraudes.
A ciência treina o olho nu para ver culpa, nervos e emoções ocultas em uma maneira similar ao polígrafo – aparelho que mede frequência cardíaca, taxa de respiração e suor para identificar a veracidade do que alguém diz.
Torne-se um detector de mentira
Uma pesquisa realizada por psicólogos da Haas School of Business, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que nossos instintos para julgar mentirosos são realmente bastante fortes. Além disso, indica que há sinais que podemos procurar para que a mente como um detector de mentira.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!