Psicologia

O que é e como surge o complexo de inferioridade

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Mais comum do que imaginamos, o complexo de inferioridade pode afetar muitas pessoas, tanto crianças quanto adolescentes e adultos. Vários fatores ou situações podem desencadear o problema.

 

A origem dos complexos não é bem clara, já que a mesma causa pode gerar o complexo de inferioridade em uma pessoa e não afetar a outra. O que se sabe é que o problema tem a ver com as emoções e sentimentos gerados por determinados fatores, que acabam, mesmo que de forma inconsciente, reprimindo o indivíduo.

 

Causas são diversas, mas o trabalho dos pais na infância é fundamental para prevenir. Foto: iStock, Getty Images

Causas são diversas, mas o trabalho dos pais na infância é fundamental para prevenir. Foto: iStock, Getty Images

Complexo de inferioridade têm causas diversas

Um nome diferente, alguma característica física, situação financeira e situações que provoquem sentimento de baixo autoestima podem gerar o complexo de inferioridade. Ele surge, na verdade, não pelo julgamento do outro, mas a pessoa passa a crer naquele julgamento como seu e se pune por isto.

 

Estas pessoas que agem como juízes, apontando nossas diferenças, geralmente são pessoas próximas, que admiramos por algum motivo ou a temos como modelo de alguma coisa. Por exemplo, os famosos bullyings em tempos de escola são grandes geradores de complexo de inferioridade em crianças e adolescentes.

 

O estudante que é gordo, por exemplo, pode acabar sendo humilhado por colegas maldosos e sentir-se menos que os demais. Um aluno que é mais humilde, pode sentir-se inferiorizado por não ter objetos, material e roupas da moda, enquanto os colegas possuem.

 

O mesmo ainda pode virar chacota, por não poder acompanhar os programas que alguns colegas fazem e desencadear um complexo de inferioridade.

 

Outro grande gerar de complexos são as comparações e cobranças em excesso, da família ou de si mesmo. Especialmente as crianças, que ainda estão em processo de formação de sua personalidade, podem ser bastante afetadas por este tipo de situação.

 

Por exemplo, ficar reforçando que o filho de uma amiga é mais inteligente, tira as melhores notas e cobrando-o para que seja igual. Ou já nos jovens, ficar fazendo comparações cruéis de como o outro é mais bem-sucedido, tem os melhores amigos, o melhor namorado, entre outros, também pode causar o sentimento de inferioridade.

 

Traumas originam complexo de inferioridade

Geralmente o jovem tímido, introspectivo e com tendência ao complexo de inferioridade sofreu com o problema já em algum momento da infância. Apelidos sobre particularidades físicas ou comportamentais, mesmo que em família, podem gerar problemas no futuro.

 

A criança já cresce reprimindo sentimentos de preconceito contra si mesma e tendo julgamento distorcido de quem realmente é.

 

É dever dos pais, familiares e amigos encorajarem as crianças e os jovens e nunca reforçarem complexos. A criança que nunca recebe elogios, apenas críticas, sofre com isto. Cresce acreditando que nunca é bom o suficiente.

 

Mesmo com condição financeira aquém do ideal, das notas menores do que se espera, etc, os bons valores devem ser ressaltados. É preciso mostrar à criança e ao adolescente o quanto eles são especiais, amados e queridos e cheios de qualidades.

 

Tudo o que ele tem de bom é muito maior do que qualquer outro fator que o desabone. Mesmo em adultos, eliminar complexos é preciso para uma vida plena e feliz. Acreditar no valor das pessoas e ajudá-la a enxergar os seus méritos é fundamental.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!