Continuando nossos esclarecimentos sobre sexo e sexualidade, nosso especialista em Ginecologia e Sexólogo Dr. Amaury Júnior responde às perguntas de nossos leitores sobre ninfomania, laqueação de trompas, estimulação anal e homossexualidade, giardíase e disfunção erétil. Vamos lá?
Por dr. Amaury Jr.
#1 O que um ninfomaníaco sente perante o sexo? Qual é a causa da ninfomania?
A ninfomania na mulher, da mesma maneira que o termo satiríase no homem está incluída no rol dos problemas sexuais e designada como uma atitude de parafilia, ou seja: conduta sexual diferente da maioria das pessoas e que foge das normas sociais aceitas.
O diagnóstico principal se caracteriza pelo sofrimento causado ao indivíduo por tal atitude, pois ao invés do prazer esperado após o ato sexual, ocorre uma ansiedade e um vazio que induz o indivíduo a uma nova relação e assim sucessivamente sem encontrar um equilíbrio prazeroso inter e intra relacional. As causas em sua grande maioria são de origem psico emocional e geralmente causadas devido à problemas relacionados às marcas inconscientes do histórico de desenvolvimento sexual ocorridos durante a infância e adolescência.
– Olá, tenho 34 anos e sofro há anos de giardíase… o que faço para eliminar? Estou tomando anti-depressivo para isso. Me ajudem!
Parasitoses intestinais devem ser tratadas após exames parasitológicos de fezes que comprovem a sua presença. Causam anemia, dores e distensão abdominal. Um médico poderá tratar de maneira adequada após uma cuidadosa anamnese.
– Eu fiz a laqueação das trompas só que agora queria engravidar outra vez e queria saber se há possibilidades.
Existe a necessidade da realização de uma histerossalpingografia (exame de contraste nas trompas uterinas) para verificar qual o grau de interrupção causado nas trompas pela ligadura. O tratamento pode ser cirúrgico e consiste em recanalizar ambas as trompas, porém dependendo da idade, do grau de obstrução ou da premência de uma nova gravidez uma fertilização poderá facilitar bastante a vida do casal.
– Eu gosto e sinto prazer no ânus, mas tenho vergonha de dizer isso para a minha nova namorada e ela achar que eu sou gay. Será que eu sou?
As mucosas (lábios, ânus, pênis e vagina) possuem uma rica trama vascular e neural que permitem sensações prazerosas. Portanto é normal sentir estímulo prazeroso e ou sensações agradáveis nestas regiões do corpo. Porém, infelizmente em nossa sociedade o contato anal esta relacionado a pecado, tabu e homossexualidade .
Quanto à questão de gênero e preferência sexual um médico sexólogo poderia ajudar ponderando e trocando idéias sobre desejo e atitude social.
– Doutor, como saber se meu marido está sofrendo de disfunção erétil? Duas vezes seguida sem conseguir manter a ereção durante o ato já é preocupante?
Ansiedade, problemas financeiros, saúde e idade, dentre inúmeras outras causas podem afetar o desempenho sexual masculino, ainda mais neste século em que se fala de sexo de uma forma quase que banalizada e isenta de sentimentos.
Procure saber da saúde e de questões de trabalho antes de procurar um médico sexólogo. Uma conversa amiga pode ser esclarecedora.