Especialidades > Sexualidade

O que causa disfunção erétil em jovens?

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

disfunção-erétil-sexo-300x212

A DISFUNÇÃO ERÉTIL

A disfunção erétil é a inabilidade constante e recorrente em conseguir ou manter uma ereção por tempo suficiente para concluir o ato sexual. Os médicos costumavam acreditavam que as causas da disfunção erétil eram completamente psicológicas. Atualmente, os médicos descobriram que existem diversos motivos de origem física para a disfunção erétil – que é geralmente o primeiro indício de arteriosclerose e doenças cardíacas. Diabete e hipertensão também podem contribuir para o problema, bem como fatores relacionados aos hábitos do indivíduo, incluindo fumo, obesidade e consumo de álcool. O problema afeta geralmente os homens mais velhos, que têm mais propensão às doenças que contribuem para a disfunção erétil. No entanto, é possível que os mais jovens apresentem os problemas físicos e psicológicos que causam a disfunção.

 

CAUSAS FÍSICAS

Doenças cardíacas, hipertensão e diabete do tipo 2 são raras em homens com idade entre 20 e 30 anos, mas podem acontecer. Seja qual for a sua idade, um homem obeso e sedentário com maus hábitos alimentares apresenta mais risco de desenvolver estas doenças. Além disso, algumas doenças cardíacas congênitas podem permanecer ocultas e causarem problemas à medida que o homem envelhece. Homens de todas as idades devem consultar um médico se perceberem mudanças drásticas na função sexual, para descartar a possibilidade de uma doença mais séria.

homens

CAUSAS QUÍMICAS

Jovens que abusam de drogas e álcool estão mais propensos à disfunção erétil. O consumo excessivo de drogas e álcool danifica os vasos sanguíneos, incluindo aqueles que levam o sangue até o pênis, o que pode diminuir a sensibilidade, dificultando a excitação. O fumo também é um fator de risco para a disfunção erétil e, de acordo com o Dr. Tony Sliwinski, urologista do Virgina Urology Center, fumantes têm risco 1 1/2 maior que não fumantes de desenvolver a disfunção.

Alguns medicamentos controlados como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), usados no tratamento de depressão, têm efeitos colaterais que podem afetar a função sexual.

 

CAUSAS PSICOLÓGICAS

Homens saudáveis com idade inferior a 40 anos, que não tenham doenças ou problemas causados por drogas, raramente apresentam disfunção erétil, que ocorre mais frequentemente por causas psicológicas. Muitos jovens desenvolvem a disfunção erétil por ficarem muito ansiosos em relação à seu desempenho sexual. Outros fatores incluem problemas financeiros, profissionais, de relacionamento ou orientação sexual. Problemas mais sérios, como depressão não diagnosticada e síndrome pós-traumática, podem causar a disfunção erétil, especialmente se a síndrome estiver relacionada a uma experiência sexual.