Especialidades

Descubra qual a melhor posição para dormir e foque na saúde

Por Redação Doutíssima 07/06/2015

Noites que não passam, o sono que não chega e você rola de um lado para o outro, sem conseguir descansar. Conta carneirinhos, pensa na vida e tenta encontrar a melhor posição para dormir, mas nada resolve. Se houve identificação com a situação, saiba que algumas dicas podem ajudar a vencer esse problema.

Acredite: a postura que você adota durante o sono é capaz de afetar diretamente a sua saúde. Embora muitas pessoas acreditem que deitar-se de costas seja a melhor posição para dormir, o fato é que todas as opções possuem seus prós e contras.

melhor-posicao-para-dormir

Sono de qualidade depende muito da posição que você adota na cama. Fotos: Shutterstock

 

Qual a melhor posição para dormir

Todos sabemos que boas noites de sono são essenciais para estar com a saúde em dia. Dentre os vários fatores que influenciam e que fazem você efetivamente descansar na cama, encontra-se a posição que você escolhe para dormir. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada uma delas e escolha a sua.

 

1. De costas, com os braços ao seu lado

É considerada por muitos como a melhor posição para dormir, já que permite que cabeça, pescoço e coluna fiquem alinhados, sem gerar pressão adicional às costas.

Como a cabeça fica um pouco acima do restante do corpo, e o estômago logo abaixo do esôfago, é pouco provável que você tenha problemas de indigestão. Além disso, essa posição é indicada para quem quer prevenir o aparecimento de rugas.

 

Um aspecto negativo é que ela costuma ser problemática para pessoas que roncam durante o sono – e para quem dorme ao lado delas, claro.

melhor-posicao-para-dormir

2. De costas, com os braços para cima

Não chega a ser tão boa como quando você fica com os braços ao seu lado, mas tem seus aspectos positivos. Ela também ajuda a prevenir problemas na coluna e o aparecimento de rugas.

 

O problema é que essa variação da posição de dormir pode provocar roncos e gerar refluxo ácido. A pior parte, porém, fica por conta das possíveis dores nos ombros: como seus braços estarão para cima, eles exercerão pressão sobre os nervos acima, o que provavelmente levará à dor.

melhor-posicao-para-dormir

3. De lado, com os braços para baixo

Dormir nessa posição dá melhor suporte à curvatura natural da espinha. Com isso, diminuem as chances de dores nas costas e no pescoço. É opção para quem tem tendência ao ronco ou problemas de apneia do sono.

 

Mas nem tudo são flores. Quem dorme nessa posição fica com um lado do rosto junto ao travesseiro e isso é capaz de, a longo prazo, levar ao envelhecimento precoce da pele.

melhor-posicao-para-dormir

4. De lado, com os braços para frente

Os pontos positivos são praticamente os mesmos que quando você dorme com os braços para baixo.

Já os pontos negativos ficam por conta da restrição ao fluxo sanguíneo e da pressão que é exercida sobre os nervos. A maior parte das posições de dormir de lado apresentam esses problemas, mas eles são agravados quando você coloca os braços para frente.

melhor-posicao-para-dormir

5. Posição fetal

De positivo nessa posição, apenas o aparente conforto que ela promove.

Mas não é à toa que essa é uma das posições menos recomendadas. Ela aumenta as chances de dores nas costas e no pescoço, já que há pressão adicional sobre a região. Também pode atrapalhar a sua respiração profunda.

melhor-posicao-para-dormir

6. Barriga para baixo

Essa posição costuma ser boa apenas para quem tem problemas com ronco.

Mas os aspectos contrários são vários: ela gera pressão extrema sobre o pescoço, o que leva às dores, e também afeta as articulações e os músculos, o que pode provocar formigamento e dormência.

melhor-posicao-para-dormir

E aí, já sabe qual a melhor posição para dormir para você?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!