Filhos > Saúde Mental

Como lidar com os problemas de comportamento das crianças

Por Redação Doutíssima 23/12/2013

bratty-childNão tem jeito, toda criança se comporta mal alguma vez, mesmo as que recebem muito amor e uma ótima educação. Pais sempre passam pelo constrangimento em público de ter um filho gritando, chorando, implorando por algo, etc. Impor limites é uma tarefa bastante complicada, mas você pode conseguir! O Doutíssima buscou algumas informações para você conseguir lidar com os problemas de comportamento dos pequenos. Confira essas dicas, que combinadas com doses bem administradas de amor, certamente farão o seu pequeno assimilar o respeito pelas pessoas e os bons modos em público.

 

Quando a criança der aquele show de choro exagerado: Procure agir sempre com inteligência. O melhor é deixá-la chorar e terminar seu show. Não dê atenção, é esse o objetivo dela com o exagero, então, ignore. Claro que seus filhos são seus maiores amores, mas é justamente em nome disso e da sua obrigação como pai-mãe enquanto educador que limites precisam ser impostos.

 

Quando a criança faz birra: Normalmente, a medida do bom senso decide a situação. No caso da birra, é aconselhado que os pais não retruquem a criança. Use a calma! Se o mal comportamento se passa em público, conduza o pequeno a um local reservado. Quando vocês chegarem em casa, converse com a criança com firmeza sobre o ocorrido. Para os problemas na hora de dormir, o melhor é estabelecer horário. E quando o pequeno insistir em ficar acordado e for para a sua cama, leve-o de volta à própria cama sem comentários. Ele se acostumará.

 

Quando a criança não quiser comer: Quanto ao comportamento na hora das refeições, não seja severo. Aprenda a lidar com a famosa história da “falta de apetite” ou com o biquinho quando ela não goste dos alimentos servidos. A estratégia ideal é diminuir pouco a pouco a quantidade de comida no prato da criança e determinar um tempo específico para ela fazer a refeição. Quando acabar o tempo, retire o prato, simplesmente. Funciona de verdade!

 

Quando a criança acha que vai conseguir as coisas no grito: Não admita que a criança grite com você nem perca a paciência e faça o que ela quer. Mas controle-se. Gritar mais alto do que ela não resolve o problema. Deixe-a isolada gritando. Se ela fizer em público, leve-a até um lugar reservado. Quando ela parar de gritar, diga que ela terá um punição. Deixe-a por alguns dias sem algum brinquedo que ela goste muito.