Filhos

Veja como agir diante da conduta horripilante de seu filho

Por Redação Doutíssima 12/12/2015

Crianças usam o comportamento para mostrar como estão se sentindo e o que estão pensando. Muitas vezes elas estão comunicando algo através de uma postura horripilante que eles não são necessariamente capazes de verbalizar.

Ao determinar quais as medidas tomar para lidar com o mau comportamento, pode ser útil examinar a causa provável subjacente para o problema.

horripilante-istock-getty-images

Mau comportamento infantil muitas vezes é sintoma de problema psicológico. Foto: iStock, Getty Images

Comportamento horripilante: causas

Crianças bem comportadas são assim por uma razão. Ocorre exatamente o mesmo com aquelas que estão agindo de forma inadequada. A verdade é que todo comportamento tem um propósito. Esse é o principal motivo pela qual não se pode agrupar todos os problemas disciplinares sob o mesmo rótulo ou agir sobre eles da mesma maneira.

Segundo o Child Mind Institute, dos Estados Unidos, um comportamento horripilante da criança muitas vezes é sintoma de algum problema psicológico ou psiquiátrico. Dentre eles destacam-se déficit de atenção, ansiedade, problemas de aprendizagem e autismo, por exemplo.

Conforme a organização americana, as crianças com déficit de atenção mostram-se constantemente frustradas e muitas vezes externam isso com raiva. Os especialistas destacam que isso ocorre em situações específicas – como a hora de ir para a cama ou então fazer o tema de casa.

Por isso, é importante ficar bastante atento às atitudes de seus filhos. Caso não consiga lidar com o mau comportamento por conta própria, talvez seja hora de buscar um especialista para ajuda profissional. Lembre-se que quanto antes um eventual tratamento começar, mais cedo a criança conseguirá superar esses problemas.

Como lidar com o mau comportamento do seu filho

Lidar com o excesso de birra, gritos e atitudes inadequadas das crianças pode ser um desafio para os pais. Nesses momentos muitas vezes parece que não há forma alguma de contornar a situação, o que gera desconforto e, não raro, conflitos intensos e desnecessários com os filhos.

Para acabar com esse tipo de comportamento a primeira coisa a fazer é manter a calma. Há uma forma correta para abordar essa postura – e brigar não é a melhor alternativa. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Não julgue a criança pela raiva dela

Você deve deixar bastante claro para seu filho que o problema é o comportamento – e não ele. Com crianças pequenas é inclusive dar um “nome” ao comportamento e também “desenhá-lo”, por exemplo. Dessa forma você estará deixando bastante claro para ela o que incomoda.

2. Descubra os gatilhos

A maioria das crianças possui um “gatilho” que dispara um comportamento horripilante. Se você conseguir descobri-lo conseguirá notar cedo quando a raiva está começando a “despertar”. A partir daí, elabore estratégias em conjunto com elas para superar esse momento – contar até 10, por exemplo.

3. Recompense

Estabeleça alguns objetivos relativos a esse comportamento e designe recompensas. Por exemplo, você pode estabelecer com seu filho que se ele ficar uma hora sem um comportamento ruim ele ganhará um chocolate. Com o tempo, vá aumentando esse tempo.

4. Elogie

Se ele tiver sucesso na dica acima, não fique apenas na recompensa. É muito importante elogiar as crianças em razão dos esforços feitos para conquistar esse objetivo. Isso dará confiança para elas continuarem lutando contra a raiva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!