Beleza > Maquiagem

Os piores e mais comuns erros de maquiagem cometidos pelas mulheres

Por Redação Doutíssima 22/04/2013

K640_K640_K800_K800_maquiagem-exagerada

Quem de nós nunca encontrou alguém na rua com a famosa “chinelada” nas bochechas? Ou aquela maquiagem carregada tanto nos olhos como na boca? Ou aquele excesso de base, pó e corretivo que parecia mais uma máscara de halloween? Quais são os erros de maquiagem mais grotescos de maquiagem e como não cometê-los?

Olhos “anos 80”

Se você quiser apostar em um olho carregado, com cores fortes e vibrantes, brilho, gliter e bastante delineador, é melhor deixar uma boca mais nude e um blush/bronzer mais leve. Aposte na leveza do look – se você optar por uma sombra azul, não utilize somente a mesma cor em toda a pálpebra. Um canto mais escuro e um pouco de degrade deixa o olhar menos carregado e valoriza seus traços. O importante é trabalhar bastante as cores para que elas tenham uma hamornia entre si, o que irá garantir um olhar suave e atraente

Excesso de bronzer

Regra principal que sempre deve ser lembrada: Não aplique o bronzer em todo o rosto. A palavra bronzer não significa que ao aplicá-lo você terá aquele bronzeado da garota de Ipanema.  Aplique apenas um pouco logo abaixo das maçãs do rosto e com a sujeira do pincel, dê uma leve passada por todo o rosto. Utilize um bronzeador que seja apenas 2 tons mais escuro do que sua pele. Mais do que isso ele deixará sua pele com aspecto alaranjado e falso.

Lábios pegajosos

A dica para evitar lábios pegajosos é encontrar o gloss correto e não aplicá-lo em excesso. A função do gloss é de dar apenas um brilho a mais no batom que você passou anteriormente e não de tingir os lábios e dar brilho ao mesmo tempo. Lembre-se que lábios grudentos de gloss é o inimigo número 1 dos homens.

Marca de batom nos dentes

Para evitá-los, depois de aplicar o batom coloque um dedo dentro da boca,  feche os lábios em torno dele e puxe para fora sem abrir a boca. Ele vai retirar todo excesso de batom na parte interna dos lábios evitando que venha a manchar os dentes. Uma boa conferida no espelho também é recomendada.

Excesso de blush(chinelada nas bochechas)

Ao aplicar o blush, use uma pequena quantidade de cada vez. Você pode sempre colocar um pouco mais se achar que não é o suficiente mas lembre-se que tirar o excesso de blush é muito difícil. Escolha um blush 1 ou 2 tons mais escuros/mais brilhante que o seu tom de pele. Se sua pele é morena, prefira um rosa médio ou coral médio. Um rosa brilhante lhe deixará com a famosa “chinelada nas bochechas”. Ao mesmo tempo, se você utilizar um rosa claro ele não irá aparecer.

Excesso de pó

O pó é um produto maravilhoso que garante um belo acabamento à sua maquiagem e a faz durar por mais tempo. Mas se aplicado em excesso, pode se tornar seu maior pesadelo. Aplique o pó especialmente na zona T(testa, nariz e queixo) que são as áreas que tendem a apresentar maior oleosidade. Nas outras áreas, utilize apenas umas leve pincelada.

Se você precisa de uma maior cobertura, é recomendado utilizar os puffs ou esponjinhas. Se você optar por um look mais leve, utilize um pincel bem macio. É importante lembrar de não esfregar o pincel/esponjinha no rosto para não retirar a base.

Cílios de aranha

Recomenda-se trocar o rímel a cada 3 meses. Após esse periodo pode começar a proliferar bactérias e a ficar muito seco. Se você gosta de aplicar mais de uma camada de rímel, aplique-o logo após a primeira uma vez que depois de seco ele pode fazer com que seus cílios comecem a grudar uns nos outros.

Retire o excesso de rímel do aplicador, especialmente se ele é novo(quando novo o rímel é mais ralinho garatindo um excesso de produto nos cílios).

Lábios superdesenhados

Se a intenção é fazer com que seus lábios pareçam mais cheios, aplique um bom gloss ao invés de exagerar no contorno dos lábios. O contorno deve respeitar o limite dos lábios, fazendo com que eles pareçam naturais.

Sobrancelhas superdesenhadas

Se as suas sobrancelhas são muito finas ou muito claras, aposte em um lápis para sobrancelhas para preenchê-las, mas use com moderação. Aplique uma pequena quantidade nas áreas que precisam de preenchimento. Se a cor dos seus cabelos é clara, suas sobrancelhas podem ser 2 tons mais escuros.

Base muito clara

Escolher a base que combine exatamente com o seu tom de pele é um trabalho árduo. Pode ser difícil de perceber que a base que você está utilizando não é da cor ideal até que você se veja em fotos, na luz natural e perceba a diferença entre a cor do seu rosto com o resto do corpo. Tente se maquiar em um local bem iluminado para que você possa ver exatamente se a cor do seu rosto coincide com o resto do seu corpo. Lembre-se de aplicá-la até um pouco abaixo do maxilar para não deixá-la marcada. Sua cor pode mudar dependendo da estação, então preste atenção se você se bronzeou um pouco no verão, pois sua base não deve ser a mesma que a utilizada no inverno quando sua pele estava mais clara.

Caso não encontre uma base ideal, opte por misturar duas cores  até obter um tom que lhe agrade.