Beleza > Maquiagem

Lip tint: cosmético para lábios, bochechas e olhos pode causar alergias; conheça os riscos

Por Francine Costanti 18/11/2019

O mundo dos cosméticos não para de inovar! A moda agora é o chamado “lip tint”, um líquido com pigmento – geralmente vermelho ou rosa – que promete colorir lábios, bochechas e olhos e deixa a maquiagem com um aspecto bem natural. O produto vem conquistando mulheres em todo mundo pela sua praticidade. 

Mas será que ele realmente pode ser aplicado no rosto sem medo? O Fortíssima conversou a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, para falar sobre os riscos do produto para a pele. 

batom líquido-doutissima-shutterstock

Para evitar irritação na pele, use diferentes lip tints para cada área do rosto. Foto: iStock

Fortíssima: O lip tint pode ser usado nos lábios, bochechas e olhos?

Paola Pomerantzeff: A princípio, sim. Por ter uma textura líquida ou em gel, pode ser usado nos lábios, nas maçãs do rosto ou nas pálpebras (como sombra). Ele seca rápido, então, se aplicar na pele, tem que espalhar rápido para não secar de uma maneira não desejada, manchada. Se secar de maneira errada, não adianta esfregar porque ele não vai sair. Nesse caso, deve-se passar base ou demaquilante e recomeçar a maquiagem.

Algumas dessas três regiões são mais sensíveis a cosméticos?

PP: A região dos olhos é mais sensível a esse e outros cosméticos. A pele é mais fina na pálpebra e, por isso, mais sensível e pode sofrer irritabilidade com facilidade. O recomendado é usar uma pequena quantidade do lip tint e interromper seu uso imediatamente se perceber qualquer tipo de irritação na pele.

Por ter contato com diferentes áreas, o lip tint pode espalhar bactérias pelo rosto?

Kédima Nassif:  Para evitar irritação na pele, a dica é usar um pincel de aplicação para cada área do rosto e evitar tocar o frasco com os dedos para não contaminar o produto. Outra dica é usar diferentes lip tints para cada área.

Como tirar mancha de batom: conheça 4 truques que funcionam

Após a aplicação, eles podem deixar os lábios ressecados?

KN: Os lip tints podem acentuar o ressecamento labial, sim. Em lábios desidratados, o ideal é umectar a região com manteigas ou ceras antes da aplicação. Um cuidado especial deve ocorrer na remoção do produto da região, preferindo-se demaquilantes oleosos em casos de ressecamento. Além de hidratar os lábios, esse hidratante labial ainda funcionaria como uma “barreira protetora”, diminuindo o risco de uma possível alergia/irritação.

A composição química do lip tint (corantes, conservantes e perfumes) pode causar reações alérgicas?

PP: Como qualquer cosmético, o lip tint pode causar alergias na pele. Esse produto em especial contém uma grande quantidade de pigmentação, condição que contribui ainda mais para uma possível alergia de contato (dermatite de contato). 

O que fazer caso o produto cause algum tipo de irritação na pele?

KN: Caso haja qualquer irritação com lip tint, remova o produto com demaquilante, sem esfregar, para não irritar ainda mais e lave a face com água corrente. Interrompa seu uso, não volte a utilizá-lo e procure um dermatologista para tratar a condição. A partir disso será definido o melhor tratamento. Uma dica é sempre fazer um teste com uma pequena quantidade de produto para ter certeza que não causará reações alérgicas.

Veja os ingredientes presentes em cosméticos que você deve evitar