[the_ad_group id="16401"]
Beleza > Maquiagem

Beleza natural: entenda a onda da maquiagem minimalista

Por Francine Costanti 30/08/2019

Como a moda costuma mudar o tempo inteiro, na beleza não é diferente. Hoje, muitas mulheres estão adotando uma rotina de cuidados mais simples, sem exageros e com menos cosméticos. Essa onda de minimalismo se reflete na maquiagem, em que marcas estão desenvolvendo produtos que prometem acabamentos mais leves e discretos. 

“As marcas vêm apresentando uma gama de produtos mais naturais já há algum tempo, mas acredito que a questão de empoderamento das mulheres foi fundamental para a consolidação dessa tendência. Elas estão cada vez mais buscando valorizar suas belezas naturais e também simplificar a rotina”, conta o maquiador Anderson Santos. 

“O mundo está mais preocupado com causas sociais e as pessoas estão demonstrando mais atenção ao que estão consumindo. Nesse contexto, diversas marcas veganas estão sendo procuradas por desenvolver produtos não testados em animais e com ingredientes naturais. Por isso, acredito que fazer uma maquiagem e skincare mais natural tem tudo a ver com esse movimento”, completa. 

Como fazer uma boa maquiagem

Usar maquiagem minimalista é também uma forma de mostrar sua pele como ela é. Foto: iStock

Produtos coringa

Os cuidados com a pele ficaram populares no Brasil e ganharam força nos últimos anos. Muitas marcas têm se empenhado em lançar produtos com ingredientes naturais e que tenham mais de uma função, o que facilita na hora do skincare e da maquiagem. Por exemplo: já existem batons que podem ser usados como sombras ou blush. 

Esses produtos só foram lançados depois que as marcas entenderam que as mulheres não querem – e nem podem – gastar horas na rotina de beleza. Elas buscam cosméticos que sejam um coringa para suas rotinas: algo que possa hidratar, proteger e trazer uma uniformidade mais natural, por exemplo. 

Conheça sua pele  

Usar maquiagem minimalista é também uma forma de mostrar sua pele como ela é e, acima de tudo, conhecê-la para pode escolher os produtos certos. “É importante prestar atenção à nossa pele e entendê-la. Uma pele bem preparada vai fazer toda a diferença no resultado final”, diz Anderson. 

Base com acabamento leve

Quer deixar a pele com um acabamento leve? Pois saiba que já existem bases mais fluidas feitas especialmente para proporcionar menor cobertura, dando um acabamento mais natural. A técnica para a aplicação é bem simples, já que a base é mais líquida e se espalha com mais facilidade no rosto. 

“Você pode conseguir o mesmo efeito natural com uma base com maior cobertura, aplicada sem exageros em pontos mais focais do rosto. Outra dica é usar pincéis chamados de ‘dual-fiber’. Não se esqueça de fazer movimentos circulares para não ficar com a base toda marcada”, aconselha. 

“Um produto que eu gosto bastante para esse acabamento mais natural é o BB cream, principalmente para ao dia a dia, pois eles normalmente têm proteção solar e proporcionam hidratação”, orienta Anderson. 

Manchas no rosto? Saiba a cor ideal de corretivo para disfarçá-las!

Pó compacto 

Será que o pó compacto é compatível com uma maquiagem minimalista? Depende do efeito que você busca na pele. A função do produto é selar a base, ajudando a proporcionar maior fixação e menos brilho. Se sua preferência é por uma pele mais iluminada, com um efeito bem glow, usar o pó compacto pode não ser a melhor opção.  

Anderson explica que a ocasião e os cuidados prévios com a pele também são fatores determinantes. Se você vai passar o dia todo fora de casa, por exemplo, e não vai retocar a maquiagem, um pó ajuda bastante a manter o visual por mais tempo. Com o passar das horas, se sua pele for oleosa, ela vai ganhando mais brilho. Por outro lado, se sua pele já for seca, não há necessidade de usar o pó. 

Finalização da maquiagem minimalista  

Depois de usar os produtos de cuidados com a pele e aplicar base ou corretivo – só em pontos em que você acha necessário -, dê uma leve corada nas maçãs do rosto com um blush em tons de marrom ou pêssego. 

Em seguida, escolha uma sombra que tenha o tom mais próximo da sua pele com uma leve cintilância pra passar nos olhos, ou foque só no rímel para realçar o olhar. Na boca, passe um batom no centro do lábio inferior e espalhe como o próprio dedo ou pincel. 

Muita maquiagem pode ser prejudicial à pele? Dermatologista responde!

Para terminar, preencha as sobrancelhas nos pontos com falha para manter um look natural e com atitude. Nessa etapa é importante não esquecer de esfumar para que as sobrancelhas não fiquem marcadas com o produto. 

Viu só como é fácil fazer uma pele glow, sem exageros, com poucos produtos e ainda economizar nos cuidados com a beleza? Agora é só adotar esses hábitos e sair por aí mostrando sua pele como ela realmente é: linda e natural! 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]