Você já deve ter acompanhado muitas discussões sobre diversos assuntos no Twitter. De acordo com alguns estudos, porém, mensagens negativas podem ser muito mais disseminadas no microblog do que mensagens positivas.
Além da reclamação de usuários sobre produtos e serviços, informações errôneas sobre outros assuntos também são prejudiciais, principalmente se estiverem relacionadas à saúde.
Mensagens negativas no Twitter são contagiosas
Um relatório do Conselho Americano de Ciência e Saúde afirma que as mensagens negativas no Twitter são contagiosas. Nesse caso, os pesquisadores da Universidade de Penn State coletaram tuítes com palavras-chave relacionadas com vacinação, durante o surto de H1N1 em 2009.
O resultado visto pelo estudo foi que os tuítes negativos sobre vacinas eram mais propensos a serem espalhados do que os positivos.
Os pesquisadores estudaram um total de 318.379 tuítes que expressavam sentimentos positivos, negativos ou neutros sobre a H1N1, a chamada gripe suína.
Twitter chinês tem a mesma experiência
A pesquisa americana está de acordo com o relato visto em outra rede social, o Weibo, também conhecido como Twitter chinês.
Uma equipe da Universidade de BeiHang, de Pequim, analisou, em 2013, a escolha de palavras e emoticons dos usuários da rede, que foram classificadas em categorias, como raiva, tristeza, alegria e desgosto.
Ao analisar as mensagens que realmente influenciaram outros usuários, os pesquisadores observaram que os sentimentos raivosos foram mais rapidamente compartilhados.
O Weibo tem mais de 500 milhões de usuários, que publicam cerca de 100 milhões de atualizações por dia.
Mas por que isso acontece?
Para explicar esse fenômeno no Twitter, muitos estudos vêm sendo realizados, tentando identificar o que leva uma pessoa a tuitar uma mensagem negativa e, principalmente, as razões pelas quais outras compartilham a mensagem, o que acontece também em outras redes sociais.
A resposta é bem simples: as emoções podem ser contagiosas nas redes sociais, incluindo aqui Twitter, Facebook e outros.
Pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, analisaram 509 milhões de tuítes de 2,4 milhões de usuários em 84 países diferentes ao longo de um período de dois anos.
Eles descobriram que as pessoas de todo o mundo exibem ritmos semelhantes quando se refere ao humor, apesar de estarem inseridas em diferentes culturas, religiões e regiões geográficas. Por exemplo, as pessoas tendem a apresentar humor mais positivo nos fins de semana e no início da manhã.
Aqueles que foram analisados, geralmente, acordaram de bom humor, que lentamente se deteriorou ao longo do dia. Ou seja, se uma mensagem negativa for postada em uma segunda-feira, no final da tarde, tem mais chance de se tornar compartilhada por outros usuários.
Humor é o melhor viral
Um grupo de pesquisadores do Facebook revelou, através de um estudo publicado em 2014 no Public Library of Science, que olhar um post positivo ou negativo na rede social é capaz de influenciar o seu próprio estado de espírito.
Quando o Facebook removeu as mensagens positivas dos feeds de notícias de mais de 680 mil usuários, eles fizeram menos postagens positivas e mais negativas.
Do mesmo modo, quando as mensagens negativas foram removidas, ocorreu o oposto. Os resultados fornecem evidências experimentais de que as emoções podem ser contagiosas nas redes sociais, mesmo sem a interação direta.
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