Saúde Mental

Redes sociais têm prós e contras nas relações humanas. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

As redes sociais são uma nova forma das pessoas se comunicarem. Embora isso tenha acontecido desde a popularização da internet, com comunicadores instantâneos, foi nos últimos 10 anos que começaram a surgir sites que prometem muito mais do que comunicação.

Redes sociais ampliam relações

Com as redes sociais, os usuários podem se envolver com a comunidade em que vivem e em grupos virtuais, até mesmo quando eles são formados por pessoas desconhecidas.

Redes sociais podem diminuir convivência, limitando-a às relações virtuais. Foto: Shutterstock

Redes sociais podem diminuir convivência, limitando-a às relações virtuais. Foto: Shutterstock

Um novo momento das redes sociais

Antes, as redes sociais eram dominadas por jovens que cresceram com as novas tecnologias, mas, nos dias de hoje, não é possível definir um público adepto das redes sociais. Basta olhar em nossa rede de amigos e encontrar pessoas de várias idades, classes sociais e interesses. Pesquisas indicam que 72% dos usuários da internet estão ativos nas redes sociais.

De acordo com alguns pesquisadores, as redes sociais não apresentam qualquer ameaça e são apenas um conforto na vida atual. Mas outros estudos apontam que as mudanças trazidas pelas redes sociais podem não ser tão benéficas.

E você? Já pensou no impacto que as redes sociais têm na sua vida? Veja quais os prós e contras destes sites que já se tornaram parte do nosso dia a dia.

Por que não vivemos sem as redes sociais?

Quase todo mundo tem uma agenda onde são guardados os contatos das pessoas conhecidas ou empresas. As redes sociais são essas mesmas agendas, mas com capacidade de acesso imediato a qualquer pessoa e, ainda, com a possibilidade de atualizar estes contatos rapidamente.

As redes sociais conectam você com o mundo. Além da possibilidade de se conectar com o seu vizinho, já que as redes sociais não me impõem limites, é possível se conectar com pessoas e meios de comunicação de todo o mundo. Além disso, as redes sociais encurtam distancias, como aquele familiar ou amigo que mora longe e que nunca havia contato. Hoje, isso já faz parte do seu dia a dia.

Compartilhar: seja o que for, a informação nas redes sociais é de domínio público. Seja o dia a dia das pessoas, ou uma nova descoberta da medicina, através do compartilhando de informações, os comentários, a informação e, é claro, o feedback, são instantâneos.

Elas facilitam a comunicação, pois permitem falar com qualquer pessoa a qualquer hora. Se ela não está online naquele momento, possibilita deixar um recado e avisar se a pessoa leu ou não.

Por que evitar as redes sociais?

As redes sociais são responsáveis pela perda da capacidade de comunicação verbal entre os jovens. Os cientistas da Universidade de Michigan chegaram à conclusão que os estudantes que vivem presos à rede não só perdem o contato com a realidade, mas ainda perdem a capacidade de empatia e compaixão.

Quem nunca perdeu a hora olhando a sua linha do tempo no Facebook? As redes sociais têm sido conhecidas por causar a procrastinação de tarefas tanto no trabalho, quando nas domésticas.

Assim como é possível o acesso à informação, as redes sociais são alvo de informações falsas e que, muitas vezes, não são verificadas pelos usuários. Também as redes sociais podem diminuir o tempo de convivência entre as pessoas, limitando-o a relações virtuais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Você conhece a terapia do espelho? Técnica ajuda a elevar a autoestima e a se conhecer melhor

Entenda a atuação do psicólogo em face a questão éticas

Estudo lista perguntas que provam a compatibilidade do casal

15 dicas para um casal enriquecer juntos

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

Brigas de casal: saiba evitar casos como o de Michael Jace

Como evitar brigas com o seu marido