Estética

Mãos exigem cuidado redobrado no inverno

Por Redação Doutíssima 03/05/2013

A pele das mãos é sensível e pede cuidados diários. Com o frio do inverno e o uso de produtos para limpeza, a cútis dessa região pode ficar ressecada, com manchas e alergias. Usar um bom hidratante e não abrir mão de esfoliações é o que você precisa para manter o toque macio e o visual saudável.

Se você está cansada de ter mãos ásperas e até mesmo com fissuras, confira as dicas de hidratação e cuidados que o Doutíssima separou. Tem truque para quem não consegue ver uma sujeirinha em casa, trabalha no sol ou está enfrentando os dias frios do inverno. 

Cuide das mãos com 5 dicas

Não dá para descuidar da pele, certo? Com o inverno, a dica é redobrar os cuidados e ficar atento. Anote aí alguns truques básicos.

Proteja as mãos

Sempre utilize luvas grossas de borracha ao fazer faxinas ou reformas em casa. O contato da pele com as substâncias químicas é capaz de causar o ressecamento e o desenvolvimento de alergias. Higienize e hidrate as mãos com cosméticos suaves após a manipulação dos produtos.

Aposte na esfoliação semanal

Esse processo remove as células mortas das mãos e garante a renovação da pele. Misture uma pequena quantidade de açúcar em um pote com sabonete líquido. Espalhe esse creme e faça uma suave massagem. Remova todos os excessos com água. Repita semanalmente.

Hidrate as mãos constantemente

Compre um cosmético recomendado exatamente para essa região do corpo. Eles costumam levar substâncias como silicones, ureia, ácidos e óleos que criam película de proteção sobre a pele. Espalhe o creme hidratante por diversas vezes ao dia. O uso da uma luva de plástico pode potencializar o efeito do produto. Fica a dica!

Evite manchas

Aplique o protetor solar com fator acima de 30 indicado por sua dermatologista. Esse produto evita o desenvolvimento de cânceres de pele e protege a cútis de manchas. Vale espalhar novamente sempre que você for ao banheiro e lavar as mãos. Use também nos dias nublados, viu?

Invista em óleos

Espalhe o óleo nutritivo recomendado por sua dermatologista sobre as mãos. Faça uma massagem suave e vá dormir. A ação é garantida.

Mãos

O protetor solar protege a pele de manchas e cânceres perigosos. Foto: iStock, Getty Images

Creme caseiro para hidratar

Essa é aquela dica para os finais de semana em que você está inspirada para um spa day. O creme caseiro para as mãos leva ingredientes ricos em substâncias hidratantes e pode ser utilizado uma vez por semana. Suspenda a aplicação ao apresentar vermelhidão e coceiras.

Ingredientes

1 colher de chá de mel

3 colheres de sopa de leite

2 colheres de aveia

Modo de preparo

Junte o mel, o leite e a aveia em uma tigela. Misture bem e aplique sobre as mãos. Coloque uma luva de plástico e aguarde 30 minutos. Remova todos os ingredientes com água abundante. Finalize a hidratação com uma boa camada de protetor solar.

E aí, o que achou das dicas? Agora é só aplicar na sua rotina!