Especialidades

Alzheimer: saiba um pouco mais sobre o assunto

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

1143

Ao contrário do que pareça, Alzheimer não é sinônimo de loucura ou demência, e sim a perda considerável de algumas funções cognitivas. O declínio das funções cognitivas é caracterizado pela dificuldade progressiva em reter memórias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer cálculos numéricos e julgamentos de valor, manter-se alerta, expressar-se na linguagem adequada, manter a motivação e outras capacidades superiores.

Quando ocorre?

Embora existam casos esporádicos em pessoas de 50 anos e a prevalência na faixa etária de 60 a 65 anos esteja abaixo de 1%, a partir dos 65 anos ela praticamente duplica a cada cinco anos. Depois dos 85 anos de idade, atinge 30 a 40% da população.

Fases:

“De acordo com a intensidade do quadro degenerativo há três estágios clínicos: leve, moderado ou grave.

Existe grande variabilidade na duração desses estágios. Em alguns casos os sintomas evoluem lentamente possibilitando a manutenção de níveis funcionais razoáveis por muitos anos; em outros, a deterioração é mais rápida, mas ocorre em velocidade constante; em outros, ainda, a doença evolui em surtos de piora seguidos de fases de estabilidade que chegam a durar um ano ou mais.

Os estudos mostram que a duração de cada estágio também é extremamente variável. Em média, o primeiro estágio tem duração de 2 a 10 anos; o segundo, de 1 a 3 anos; e o terceiro, de 8 a 12 anos.

Esses estágios podem ser subdivididos em sete outros, com as seguintes características:

1 – Pré-clínico: silencioso; sem perda cognitiva observável;

2 – Transtorno cognitivo leve: primeiras evidências de perda cognitiva;

3 – Forma leve: esquecimentos; familiares e amigos notam o problema;

4 – Forma moderada: confusão mental; agitação; ansiedade; apatia;

5 – Forma moderadamente grave: não consegue lidar com afazeres pessoais; desorientação no tempo e espaço; dependência;

6 – Forma grave: necessita de cuidados em tempo integral; incontinência urinária e fecal; delírios; obsessões; freqüentemente requer internação;

7 – Forma muito grave: perda da fala; incapacidade de locomoção; perda da consciência.”

alzheimer

Fonte: Saúde com Drauzio Varella.