Especialidades

Está sem apetite sexual? Veja quais podem ser as causas da sua perda de desejo sexual

Por Redação Doutíssima 20/05/2014

Mesmo que pareça algo estranho a muitas pessoas, a perda do desejo sexual é bastante comum. Este tipo de problema, ainda que recorrente em uma grande parte da população, deve ser tratado com cuidado. Disfunções nessa área podem afetar tanto a saúde física quanto mental do indivíduo.

O desequilíbrio hormonal pode ser uma das causas da perda do desejo sexual. Esse tipo de situação deve ser avaliada com atenção, de modo que a sua origem seja encontrada para a solução da disfunção.

Caso deve ser avaliado para ter sua origem descoberta e uma solução encontrada. Foto: Shutterstock

Caso deve ser avaliado para ter sua origem descoberta e uma solução encontrada. Foto: Shutterstock

Já em mulheres, a redução ou perda do desejo sexual pode ser originada por uma conturbação emocional e pela diminuição na produção de androgênios, dependendo da fase da vida em que se encontra.

Causas da perda do desejo sexual

O simples curso do envelhecimento causa declínio no desejo sexual. O uso de medicamentos, a depressão, uma mudança hormonal drástica ou a redução da produção também influenciam na perda do desejo sexual quando olhando o tema pelo lado feminino. Em certo momentos da vida, os níveis hormonais chegam a cair 30%.

Não existe uma fórmula específica que possa reverter este quadro ou mesmo um remédio milagroso. É importante que o casal enfrente esse problema juntos. Em mulheres, se a perda do desejo sexual evoluir, elas podem chegar ao ponto de começar a evitar relações sexuais e adotar uma postura assexuada. Por esse e outros motivos, é necessário que haja bastante compreensão entre o casal.

Caso os dois venham enfrentando um momento difícil na relação com a perda do desejo sexual, é importante que procurem um especialista no assunto. A avaliação pode ajudar e indicar hábitos que podem ser modificados para melhorar a perda. Também é válido reforçar que o jogo de sedução que envolve a relação é um grande ponto forte nesse sentido.

O que fazer

Se, por acaso, você sentir que sua relação está passando por algo parecido com a perda do desejo sexual, tenha uma conversa franca com o seu parceiro e, depois, com seu médico. Quanto menos tempo o casal passar sem o auxílio de um profissional da área, melhor.

Como os problemas podem ser hormonais, isso indica que a perda do desejo sexual talvez não seja o único sintoma perceptível. Mesmo que pareça drástico, a perda do desejo sexual afeta de forma direta o casamento e pode estragar por completo o interesse entre ambas as pessoas se for negligenciada.

Uma saída, um tanto quanto mais caseira, para ajudar a reverter a perda do desejo sexual é adequar uma dieta para que alimentos considerados afrodisíacos estejam mais presentes do seu cotidiano. Atenção: essa técnica não é comprovada cientificamente e não existe qualquer alimento que tenha efeito direto e imediato sobre a libido. Entretanto, há alguns que melhoram a circulação sanguínea e a produção de serotonina, o hormônio ligado à sensação de bem-estar e ao prazer.

Um cardápio com variados frutos do mar garante mais zinco e ferro na corrente sanguínea, tornando mais fácil a produção de testosterona, por exemplo. Ômega 6, arginina, selênio, boro, todos esses nutrientes também podem colaborar de uma forma positiva no seu sistema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento