Especialidades

Como ficar mais inteligente? Veja dicas e turbine o cérebro

Por Redação Doutíssima 03/07/2015

Como ficar mais inteligente? Algumas pessoas não sabem, mas assim como o corpo é trabalhado nas academias, é possível exercitar o cérebro. Pode ser que você não se torne um grande gênio da ciência, no entanto, adotar alguns hábitos vão turbinar seu raciocínio e a capacidade de pensar.

 

É claro que algumas pessoas terão mais capacidade, outras menos. “É como correr, por exemplo. Algumas pessoas terão mais aptidão e poderão aprimorar-se mais que as outras, mas todas podem melhorar com treinamento”, explica o neurologista Marino Muxfeld Bianchin, professor de neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS).

como ficar mais inteligente

Aprender a tocar instrumentos é uma forma de melhorar o desempenho cerebral. Foto: iStock, Getty Images

Ele segue na comparação à corrida para quem quer descobrir maneiras de ficar mais inteligente. Correr ajudará uma pessoa também na natação. No entanto, o treino da natação será mais útil para nadar.

No caso do desempenho cerebral, isso é parecido. O exercício cerebral pode ser feito através da leitura, solução de problemas, jogos que estimulem raciocínio, exercícios de memorização, atividades de concentração, aprender a tocar um instrumento musical, e outras atividades que estimulem as funções cerebrais.

 

Vida feliz mostra como ficar mais inteligente

Segundo o neurologista, um cérebro saudável é o que está funcionando no máximo de sua capacidade. Para o indivíduo ter um cérebro saudável, é importante uma alimentação equilibrada, períodos de sono adequado, momentos de lazer e uma vida feliz.

 

E se você quer ficar mais inteligente, leia. Leia muito. A leitura não somente trará novos conhecimentos como se traduz em um ótimo exercício para turbinar o cérebro. “Nossa avós tinham razão. A leitura, a resolução de problemas mentais complexos,  jogos que estimulem o raciocínio podem ajudar. A leitura é uma grande ferramenta, sem dúvida”, ensina. 

 

Os jogos também são essenciais no processo de como ficar mais inteligente. Jogos que envolvam planejamento, estratégia, capacidade de cálculo, capacidade de abstração, por exemplo.

Dentro dos jogos mais conhecidos,  o xadrez pode ser um bom exemplo. Jogos de computador, quando possuidores dessas características, podem ser opções também. Já os que envolvam tarefas repetitivas ou reflexos são bem mais limitados.

 

como ficar mais inteligente 

Atividades para ficar mais inteligente e raciocinar

O ideal é que a atividade seja um pouco desafiadora e prazerosa ao mesmo tempo. Que estimule a imaginação e a associação de ideias. Isso acaba por “exercitar” áreas do cérebro importantes para os processos cognitivos em geral.

Nessa busca por entender como ficar mais inteligente e deixar o cérebro mais ágil, Bianchin faz uma observação interessante. Capacidade de raciocínio e inteligência não são necessariamente a mesma coisa.

O raciocínio é uma atividade mental complexa, da esfera do pensamento, onde um indivíduo parte de determinadas premissas, ideias, observações ou fatos que são combinados de forma lógica e geram novas conclusões.

Essas novas conclusões são analisadas pelo indivíduo quanto a possibilidade de serem verdadeiras ou falsas e aceitas ou descartadas. “A inteligência é algo bem maior que isso. Pode-se dizer que o raciocínio é uma das partes ou uma das manifestações da inteligência”, explica o médico.

A inteligência é a síntese de todos os processos mentais combinados, tais como o raciocínio, a imaginação, a criatividade, a memória e o aprendizado, a intuição, a capacidade de abstração, capacidade de calcular, capacidade de planejamento, o pensamento, o controle das emoções, capacidades de comunicação, entre outras.

O conjunto de todas essas funções cerebrais reunidas resulta em algo maior do que a soma de cada uma delas individualmente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!