Clínica Geral > Saúde

Pesquisa liga calvice masculina à doença no coração

Por Redação Doutíssima 10/05/2013

1276586901-610364-TC

Homens com menos cabelo podem ser mais propensos a ter problemas cardíacos do que os seus amigos com uma cabeça cheia, de acordo com pesquisadores no Japão. O estudo de quase 37 mil pessoas, publicado no jornal online BMJ Open, disse que os homens carecas eram 32% mais propensos a ter doença cardíaca coronária. No entanto, os pesquisadores disseram que os riscos eram menores do que para aqueles que fumam ou são obesos.

A British Heart Foundation disse que os homens devem se concentrar em sua cintura, e não o seu couro cabeludo. A mudança da cabeleira é um fato importante da vida para muitos homens. Metade tem queda de cabelo por volta de seus 50 anos e 80% têm alguma perda de cabelo com a idade de 70 anos.

Concentre-se em estilo de vida

O doutor Tomohide Yamada, da Universidade de Tóquio, disse à BBC: “Nós encontramos uma ligação significativa, embora modesta, entre a calvície, pelo menos no topo da cabeça, e risco de doença cardíaca coronária. Nós pensamos que este é um link, mas não tão forte como muitas outras ligações conhecidas, como tabagismo, obesidade, níveis de colesterol e pressão arterial.”

Ele disse que os homens mais jovens que perdem o cabelo no topo de sua cabeça devem se concentrar em melhorar seu estilo de vida para garantir que eles manter seu coração saudável. No entanto, ele afirmou que não havia provas suficientes para sugerir triagem homens calvos por problemas cardíacos.

Existem ideias sobre sensibilidade aumentada a hormônios masculinos, resistência à insulina e inflamação em vasos sanguíneos que afetam o coração e os cabelos. Doireann Maddock, uma enfermeira cardíaca da Fundação Britânica do Coração, disse: “Embora estes resultados sejam interessantes, homens que perderam o cabelo não deve ser alarmados com esta análise. Muito mais pesquisas são necessárias para confirmar qualquer ligação entre a calvície masculina e um risco aumentado de doença cardíaca coronariana. Entretanto, é mais importante prestar atenção para a sua cintura de seu couro cabeludo.”

“A perda de cabelo hereditária pode estar fora de seu controle, mas muitos dos fatores de risco para a doença coronariana não são. Parar de fumar, manter um peso saudável e ser tão ativo quanto possível são todas as coisas que você pode fazer para ajudar a proteger o coração. ”

Patrick Wolfe, professor de estatística da Universidade College London, disse: “Neste momento, a ligação que é aparentemente responsável por este aumento do risco relativo não é bem compreendida, e assim, no futuro, podemos olhar para a frente para um dia em que compreender mais sobre os diversos mecanismos subjacentes à doença cardíaca nos dirá mais sobre os da calvície masculina subjacente, e vice-versa. Ao mesmo tempo que é um caso de se concentrar nas coisas que podemos controlar – a nossa dieta, regimes de exercício e de outros fatores de risco – para diminuir o nosso risco global de doença cardíaca.”

Fonte: BBC