Nutrição

Você pode comer mais sal… ou não. Bem, talvez.

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

2010-0601-Sal1

Um novo estudo acaba de ser publicado nos Estados Unidos e, de acordo com o jornalista do New York Times, diz que pode desafiar nossas crenças sobre o sal. As revelações: os limites de consumo de sal não são todos bem justificados.

Nos Estados Unidos, recomenda-se ingerir um pouco mais do que 2g de sal por dia. Exceto para aqueles com hipertensão, diabetes, pessoas com insuficiência renal e pessoas de origem africana. Para estes, o consumo não deve exceder 1,5 g. Além disso, de acordo com a American Heart Association (AHA), todos devem apenas 1,5 gramas por dia.

Os limites não são justificados

Um comitê de especialistas do Instituto de Medicina reavaliou o impacto da ingestão de sódio na saúde. Ele confirma a sua influência negativa sobre o risco de parada cardíaca e ataque, mas também salienta que ainda há muito a ser provado.

Os estudos publicados até o momento não permitem a conclusão de que a limitação do sódio diminui os riscos de problemas de coração ou cérebro. Pior, o consumo de sódio reduzido poderia agravar a situação daqueles que já sofrem de uma doença do coração. O presidente da comissão, Dr. Brian Strom, vai ainda mais longe:

“Quando você olha para os sub-grupos, há evidências de que quanto mais você reduzir a ingestão de sódio, mais problemas de saúde aumentam. Mas, por enquanto, existem limitações em termos de metodologia de pesquisa.”

Especialista de sódio, Dr. Alderman do Einstein College of Medicine observa o impacto desta revelação:

“O que eles fizeram foi abalar nossas crenças. Eles mudaram o paradigma do problema. Até agora, a conversa era de hipertensão. Agora, eles explicam que é mais complicado. O relatório terá um impacto enorme. ”

Nós nos esquecemos da importância de sódio

O sal é muito importante para o corpo, uma vez que é a principal fonte de sódio, elemento que o corpo não pode produzir por si. O papel de sódio é regular o volume de fluidos do corpo, ajudar a absorver mais nutrientes, regular os ácidos e as bases e ajudar a digestão. O corpo pode sentir drasticamente a falta de sódio, isso é chamado hiponatremia, e é até mesmo fatal.

Lembremos que o relatório da comissão não questiona o envolvimento de excesso de consumo de sódio em riscos vasculares e cerebral. Ele publicará em alguns anos a sua própria recomendação. Nesse meio tempo, você pode ter uma ideia dos alimentos a evitar. O culpado já foi identificado: alimentos processados, de onde vem cerca de ¾ do sal em nossa dieta.

Fonte: slate.fr