Nutrição > Receitas

Sabor com poucas calorias: aprenda a fazer um brigadeiro fit

Por Redação Fortíssima 14/05/2016

Ficar longe dos doces pode ser um dos maiores desafios de quem deseja adotar uma alimentação mais saudável. Afinal o açúcar em excesso faz mal, mas também dá ao corpo uma sensação de bem-estar, como se fosse capaz de resolver todos os problemas. Uma alternativa é aprender a adaptar receitas, como é o caso do brigadeiro fit.

Por que é melhor que o tradicional?

Habitualmente, o brigadeiro tradicional leva três ingredientes. O primeiro é o leite condensado, que é rico em calorias e açúcares. Cerca de uma colher de sopa desse ingrediente contém duas gramas de gordura saturada, capaz de afetar negativamente a saúde cardiovascular. Os outros dois são o chocolate em pó e a manteiga.

Não bastasse isso, a receita possui alto índice de açúcar refinado, especialmente para aqueles que optam pelo achocolatado. De acordo com um relatório publicado no The New England Journal of Medicine, as principais consequências são os problemas de peso, cardiovasculares e diabetes.

Todos esses contras não significam que você necessite ficar longe do brigadeiro, mas que pode escolher alternativas menos calóricas. No caso da versão fit, uma das mudanças é o uso do cacau em pó, altamente nutritivo e que pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo um estudo da Universidade de Swinburne, da Austrália, ele tem efeitos antidepressivos em processos fisiológicos. Além disso, pesquisas têm demonstrado que os flavonoides do cacau ajudam a melhorar humor e promovem uma melhoria nas atividades cognitivas.

Essa versão ainda contém frutas, o que aumenta a quantidade de fibras da receita. Ainda assim, vale lembrar que o brigadeiro fit também deve ser consumido com moderação, pois é apenas um pouco mais leve.

brigadeiro fit

O uso do cacau em pó é uma das principais diferenças. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um brigadeiro fit

A receita de brigadeiro fit é simples de fazer, assim como a original, e também conta ocm um sabor bastante intenso. Vale a pena experimentar, nem que seja para variar de vez em quando.

Ingredientes

5 tâmaras

1 colher de sopa de açúcar demerara

3 colheres de quinoa

2 colheres de cacau em pó

1 e ½ banana madura esmagada

200 ml de leite de coco sem açúcar

Modo de preparo

Misture as tâmaras picadas com a quinoa e a banana amassada. Em uma panela, leve para ferver o açúcar e o leite de coco, até engrossar em fogo brando. Adicione o cacau em pó e os outros ingredientes.

Mexa bem até criar uma mistura homogênea. Leve ao congelador para endurecer por cerca de 30 minutos. Finalmente, forme as bolinhas e passe no coco ralado, no cacau em pó ou no granulado.

Dica: se você quiser uma versão sem as calorias das frutas, existe outra opção. Para isso, basta usar três colheres de leite desnatado em pó, duas colheres de cacau em pó sem açúcar, uma xícara de água e uma colher de adoçante culinário. Leve todos os ingredientes para o fogo médio até dar o ponto do brigadeiro.

E aí, gostou das opções de brigadeiro fit? Faça na sua casa e depois nos conte o que achou do resultado.