O desmaio ocorre quando a quantidade de sangue no cérebro passa por alguma alteração momentânea inadequada, causando a perda de consciência. Geralmente, esta perda de consciência é breve.
Um desmaio pode não ter nenhum significado mais sério, ou, por outro lado, pode ser sintoma decorrente de algo mais complicado. Portanto, trate a perda de consciência como uma emergência médica até que todos os sinais e sintomas sejam aliviados e a causa seja conhecida. Não deixe de falar com seu médico sobre situações recorrentes de desmaios.
Agora, para o caso de emergências é bom você saber o que fazer em termos de primeiros socorros. Então ficam aqui algumas dicas:
Se VOCÊ desmaiar
1 -Deite-se ou sente-se. Isto para reduzir as chances de desmaiar de novo. Não se levante rápido demais.
2 – Coloque a cabeça entre os joelhos, se você se sentar.
Se OUTRA PESSOA desmaia
1 -Deite a pessoa de costas. Se ela estiver respirando, restaure o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro elevando as pernas da pessoa acima do nível do coração – cerca de 30 centímetros – se possível.
2 -Solte cintos, colares ou outras roupas apertadas.
3 -Para reduzir as chances de desmaiar de novo, não faça a pessoa se levantar muito rapidamente.
4 -Se a pessoa não recuperar a consciência dentro de um minuto, ligue para a emergência ou o seu número de emergência local.
5 -Verifique as vias aéreas da pessoa para ter certeza que estão livres. Fique atento para a possibilidade de vômito.
6 -Verifique se há sinais de circulação (respiração, tosse ou movimento).
7 -Se a pessoa foi ferida, trate todas as colisões, hematomas ou cortes de forma adequada. Controle o sangramento pressionando-os.
Fonte: Mayo Clinic