[the_ad_group id="16401"]
Filhos

Dicas fundamentais para o banho do recém-nascido

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

Como-dar-banho-em-bebês

Umas das principais dificuldades que os pais enfrentam logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido é o banho. Por ser uma experiência nova, as dúvidas e inseguranças são muito comuns. Não saber quais produtos usar, a temperatura da água, como limpar o umbigo são as principais queixas. Neste artigo, você vai tirar todas essas dúvidas!

Eu quero é nadar!

Enquanto que para os pais o banho é um momento temeroso, que exige habilidades e cautela. Para o recém-nascido, é uma volta ao tão conhecido e aconchegante ambiente líquido. Mas, com o tempo, o bebê e os pais vão juntos, com a prática, criando confiança até que a hora do banho vira um dos momentos mais gostosos do dia. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar essa tarefa.

Antes do banho

Inicialmente, antes de começar o banho, é importante separar o material e deixar tudo pronto para que na hora do banho não precise ficar correndo atrás dele. O ideal é que ele se troque no mesmo ambiente onde está sendo realizado o banho, para evitar as mudanças de temperatura.

A pessoa que vai banhar o bebê deve estar com as unhas curtas, para evitar arranhá-lo. Inclusive deve retirar os anéis, pulseiras, relógio e lavar bem as mãos antes de começar.

Além disso, é interessante dar o banho antes da mamada, para evitar que o bebê regurgite.

passo-banho1

Fique de olho na temperatura da água! A água do banho merece atenção especial. Não há necessidade de que ela seja filtrada. Mas a temperatura requer cuidados já que a pele dos recém-nascidos é mais fina e queima a temperaturas menores do que adultos. A água pode ser medida com um termômetro e deve variar entre 36 e 37 graus. Pra quem não tem um termômetro, a dica é sentir a temperatura colocando a parte inferior do antebraço na água.

Durante o banho

A limpeza do cordão umbilical é bastante importante, pois ele é porta de entrada para infecções e por isso deve ser mantido bem limpo até que caia.

Ele deve ser bem lavado com água e sabão. Após o banho é importante enxugar bem o bebê e passar álcool a 70% no umbigo em movimentos circulares, retirando toda a sujeira que possa estar acumulada ali.

090216banhobebe_f_004

A cabeça do bebê deve ser lavada todos os dias até um ano de idade. Não importa se o bebê nasceu cabeludo ou carequinha, a higiene da cabeça de ser feita para que se evitem doenças e contaminações. O ideal é lavar a cabeça do recém-nascido ainda fora da banheira com o corpinho enrolado na toalha para que ele não sinta frio.

Já a limpeza do nariz e dos ouvidos deve ser feita, delicadamente, com uma haste de algodão. Mesmo que você veja cera no ouvido do bebê, a maneira correta é passar a haste superficialmente nas dobras da orelha, sem enfiar no ouvido.

452714.gif

É importante acariciar e conversar com o bebê durante o banho para tornar a atividade mais prazerosa e agradável. Ao ouvir a voz suave da mãe o bebê vai se acalmando e se sentindo mais confortável.

Após o banho

0mes4semana

Depois de finalizar o banho, tire o neném da banheira e envolva-o na toalha. Depois se certificar que ele está todo seco, coloque a fralda para que ele não faça xixi e molhe todo o trocador. Em seguida, vista-o rapidamente.

Vamos recapitular com o vídeo abaixo?

Agora você está craque para aproveitar o momento do banho com o seu bebê, sem medo!

Fontes: Guia do bebê, Tv Uol


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]