Filhos

Assistir televisão demais prejudica desenvolvimento infantil. Sugira opções ao seu filho

Por Redação Doutíssima 30/07/2014

As ofertas são as mais variadas. Desde aparelhos gigantescos com imagens muito realistas, até pequenos aparelhos de celular com a função de TV. A programação também é diversificada. Filmes, desenhos animados, programas de música, novelas, jogos de futebol, telejornais e muitas outras opções podem ser encontradas de forma simultânea, com uma simples troca de canal. Tudo isso faz com que assistir televisão vire uma rotina em todas as idades.

Crianças vítimas do hábito de assistir televisão

Mas você sabia que o hábito, quando em excesso durante a infância, pode ser prejudicial para o desenvolvimento do seu filho? A televisão pode ser inimiga da criança tanto em aspectos físicos quanto psicológicos. Fatores como o desempenho escolar, a visão e a adaptação à prática de esportes podem ser atrapalhados por ela.

assistir-televisão

Assistir televisão pode gerar problemas físicos e psicológicos para a criança. Foto: Shutterstock

Principais riscos de assistir televisão

Obesidade infantil

Assistir televisão durante muito tempo do dia pode causar obesidade infantil e acúmulo de gordura na região do abdômen. Um dos motivos é que ver programas de TV é uma prática atrelada ao consumo de lanches, refrigerantes e outros alimentos que não fazem bem para a saúde.

Além disso, alguns especialistas afirmam que crianças com menos de dois anos de idade não devem assistir televisão sob hipótese nenhuma, por causar alguns danos ao desenvolvimento dos olhos dos pequenos.

Desempenho escolar

O desempenho escolar dos pequenos também pode ser prejudicado. Um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, mostra que, cada hora que a criança passa na frente da televisão, pode causar um declínio de 6% em seu desempenho em atividades matemáticas e de 7% na participação dela em sala de aula.

Relacionamentos afetados

Assistir televisão em demasia pode trazer ao seu filho dificuldades nos relacionamentos sociais e de hiperatividade. Claro que você não precisa cortar de vez a televisão, que pode ajudá-lo em alguns aspectos, como controlar o tempo que a criança fique estática em frente a este tipo de aparelho.

Como reduzir o tempo em frente à televisão

Até os dois anos de idade, mantenha seu filho entretido sem o auxílio da televisão. Atividades como falar, ler e cantar para ele fazem com que o cérebro da criança se desenvolva, assim como a linguagem. Depois dos dois anos de idade, não deixe que a criança fique mais de duas horas em frente à televisão.

Não ligue o aparelho durante as refeições. Quando ele assistir televisão, procure estar por perto para controlar o que ele está vendo. Dê preferência para desenhos educativos e programas infantis. Sempre converse com seu filho sobre a programação, pois isso o ajudará a interpretar melhor o que está acontecendo.

Procure dar alternativas interessantes para que seu filho não sinta tanta vontade de assistir televisão. Quando ele estiver em idade escolar, incentive a leitura de livros infantis e crie nele a necessidade de conhecer novas histórias, viajando no que o livro pode oferecer de aprendizado.

Praticar esportes, além de ajudar no desenvolvimento físico da criança faz com que elas aprendam a conviver em grupo. Entre os ensinamentos do esporte, estão respeitar o espaço do outro, entender e superar os próprios limites e aprender a ganhar e perder.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!