Clínica Geral > Saúde

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Por Redação Doutíssima 12/06/2013

images (4)

Assim como a pele, os olhos também merecem mais cuidados no verão. Nesta época do ano no Brasil, a incidência de radiação ultravioleta é maior. Por isso, nada melhor para proteger os olhos do que óculos de sol. Mas preste muita atenção, pois modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem prejudicar e acabar piorando a agressão.

Principais riscos

  • Além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras.
  • Dessa forma, óculos de má qualidade podem ocasionar doenças como pterígio, quando se forma um tipo de pele em cima da conjuntiva (a parte branca do olho) de forma triangular.
  • Outro problema é a catarata, quando o cristalino (lente natural  do olho) perde a transparência. Exatamente por estas razões, os óculos escuros de baixa qualidade podem ser danosos porque, além de não protegerem dos raios ultravioletas, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios. Pela falta de garantia na fabricação.
  • Outro risco é o de apresentarem graus ou diferentes nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou “torta”) provocada por elas.

download (6)

 

Lentes UVA e UVB

Os raios ultravioletas são radiações eletromagnéticas não perceptíveis aos nossos olhos, assim como os raios infravermelhos. A radiação UVA está mais relacionada ao envelhecimento, enquanto a radiação UVB, às queimaduras de pele.

Requisitos essenciais

  • Filtros contra raios ultravioletas (UVA e UVB);
  • Certificação de que bloqueia a gama de radiação nociva;
  • Lentes com formato adequado para o sistema ótico do olho – para enxergar sem aberrações.

Quando utilizamos um óculos de sol falsificado, o mesmo não possui nenhum tipo de estudo para ser fabricado. Ou seja, coloca-se um pedaço de acrílico ou plástico em uma armação e pronto. Devido a falta de especialização na produção, o acessório pode acabar forçando nossa vista, criando uma curva maior no cristalino e prejudicando a saúde de nossos olhos.

Fique atenta e só use produtos de qualidade! 😉

Fonte: Portal Angels