A ginástica facial tem ganhado força nos últimos anos como um método promissor na prevenção e suavização das rugas. Ela é fundamental para recuperar o tônus perdido com a idade. Mas quais são os prós e contras desse método? Confira.
Como funciona a ginástica facial?
Ela tem por objetivo reativar gradualmente o músculos na direção certa, com o intuito de equilibrar a mobilidade e redesenhar o rosto. O exercício facial pode mover alguns músculos esquecidos, como as pálpebras inferiores ou em áreas do pescoço. Com a circulação sanguínea estimulando a esses lugares, a recuperação facial reaviva o brilho do rosto.
É importante o diagnóstico por um dermatologista para oferecer os exercícios mais adequados para a prevenção ou correção de falha muscular (amolecimento do tecido, contração das sobrancelhas, exercícios de queixo duplo, etc .). Isto é para alterar ou corrigir um problema específico: aumentar o volume dos lábios, melhorar as expressões faciais, maçãs do rosto para trás ..
Como fazer a massagem facial
Objetivo : prevenir a aparição das primeiras rugas e ter um rosto firme durante o maior tempo possível.
Etapa 1: se posicione na frente de um espelho, com os cabelos presos.
Etapa 2: comece a ginástica facial pela parte de baixo do rosto. Com a boca fechada, aperte a boca como se quisesse fecha-la de uma forma bem forte.
Etapa 3: Coloque a lingua para fora da boca, o mais longe que você puder. O queixo deve abaixar até o pescoço. A boca tem que estar bem aberta.
Etapa 4: Trabalhe o meio do rosto. Sorria com a boca fechada, subindo a maça para cima. Quanto mais largo o sorriso, melhor. Sempre com a boca fechada.
Etapa 5: Trabalhe a parte de cima do rosto. Coloque o dedo indicador entre os dois olhos (no começo do nariz) e force a musculatura da sua testa com o intuito de “mexer” o dedo.
Etapa 6: repita essa sequência de exercício 10 vezes, sem intervalo.
50 músculos para trabalhar
O rosto é composto por dezenas de músculos. São eles que desenham a forma da face e dão firmeza à pele. Quando esses músculos ficam mais fracos, com o passar dos anos, todo o rosto perde a tonicidade. Por isso que a ginástica facial é tão importante quanto os exercícios feito para o corpo.
A ginástica facial exercita os músculos pouco usados no cotidiano e estimula a circulação sanguínea, que age também na textura da pele. Para que a ginástica seja eficaz, é preciso pratica-la regularmente. Poucos minutos por dia são suficientes para recuperar uma pele mais rejuvenecida, mais blihante e com uma cor mais bonita.
Com que idade podemos fazer exercícios faciais?
Não existe nenhuma contra indicação para esse tipo de estimulação totalmente natural e gratuita. Enquanto o botox “bloqueia” os músculos do rosto, a ginástica facial faz exato o contrario. A ginástica pode ser praticada em qualquer idade.
De 20 anos em diante, aparecem as primeiras rugas. Muito elásticos, os jovens músculos são menos propensos a lesões e eles vão tirar pleno partido destes exercícios diariamente. Caso contrário, pode-se começar aos trinta e poucos anos, quando os músculos começam enfraquecer. E também de 40, 50, 60 … porque nunca é tarde demais para começar.
Para uma remodelação completa, isso leva alguns meses. Mas nos primeiros dias de prática, sentimos um relaxamento real. No médio prazo, o rosto revigora a expressão rejuvenescida.
Duarnte toda a vida devemos cuidar de nossa imagem. Assim como malhamos o corpo diarimente, o mesmo deve ser aplicado ao rosto para obter resultados duradouros.
As opiniões divergentes
Alguns especialistas dizem que a ginástica facial não passa de um mito. O envelhecimento do rosto conta com diversos fatores como a perda do colágenos, elastina, fibras que sustentam e dão elasticidade à pele. E os exercícios não tem o poder de fazer com que esses componentes voltem para a pele. E assim, os movimentos repetidos da ginástica facial só viriam a causar ainda mais rugas na pele pouco elástica. É o caso das rugas entre as sobrancelhas ou na testa.
Saiba mais sobre a ginástica facial com o video abaixo:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!