Filhos

Como alimentar o seu bebê no primeiro ano de vida

Por Redação Doutíssima 01/07/2013

Baby Being Fed

O período de transição entre o leite materno como única fonte de nutrição e a “primeira papinha” é muitas vezes difícil e, para muitos pais, dramática. O que oferecer ao bebê? Quando oferecer? Informações importantíssimas para introduzir com segurança alimentos à dieta do seu bebê! Saiba como alimentar o seu pequeno!

papinha

O primeiro ano de vida do bebê é cheio de mistérios. O seu corpo ainda passa por transformações e formações e isto quer dizer que ele tem, ainda, uma grande fragilidade no funcionamento de seu organismo.

Uma das maiores dúvidas dos pais é em relação à alimentação do bebê. É certo que até os seis meses de vida, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno. Alimentos sólidos devem ser oferecidos aos bebês a partir do sétimo mês  (e com cautela!). O leite materno é ainda a única (e completa!) fonte capaz de fortalecer o organismo do bebê em seus primeiros meses de vida.

Leia mais: Amamentação, garantia de saúde

Veja aqui algumas informações importantes sobre como começar a introduzir alimentos a alimentação do bebê:

  1. A partir do sétimo mês, comece a oferecer ao bebê suco de laranja entre as mamadas, pela manhã.
  2. Três ou quatro dias depois, ofereça uma papinha de frutas durante a tarde. Veja como o organismo do bebê reage a este novo alimento.
  3. Uma semana depois, ofereça uma papinha salgada na hora do almoço e mantenha o suco de laranja e a papinha de frutas.
  4. Uma vez que o organismo do bebê já está habituado, ofereça a papinha salgada no almoço e a de frutas como sobremesa e o mesmo menu para o jantar.

Bebé-a-comer-300x213

Cada bebê é diferente, mas como um indicativo da quantidade a oferecer, comece com quatros colheres de sopa e, no máximo, uma xícara de chá para bebês “iniciantes” na arte de conhecer outros alimentos. Passe longe, mas muito longe mesmo do sal, açúcar, pimenta e qualquer outro aromatizante.

Leia mais: Como lidar com as cólicas do bebê

Todos os pais querem ver seus filhos contentes. Se a criança tem poucos meses de vida, mamou mas ainda sente fome, a tentação de oferecer um alimento sólido é grande. Há também a maravilhosa sensação de fazer os pequenos experimentarem um “tico” de um alimento muito gostoso. Não ceda à tentação! Como já foi dito, alimentos sólidos e pastosos devem ser oferecidos a partir do sétimo mês de vida. Mesmo chás e até mesmo água, devem ser oferecidos aos pequenos, com menos de sete meses de vida, com muita cautela. Com saúde, seu bebê terá muitos e muitos anos para experimentar todas as iguarias culinárias!

Fonte: Revista Crescer, Guia do Bebê