Filhos

Conheça os benefícios ao abordar a educação financeira para crianças

Por Redação Doutíssima 28/09/2014

Os pais sempre buscam ensinar aspectos positivos da vida para os filhos. Uma das lições são as boas maneiras, outras são os valores e assim por diante. Mas dificilmente os pais colocam em seus ensinamentos a educação financeira para crianças.

A importância da educação financeira para crianças

O fato é que é muito importante desde cedo a criança saber o que é o dinheiro e ter consciência sobre ele. Isso porque o dinheiro pode ter um impacto decisivo na vida de qualquer pessoa e, devido a isso, quanto mais cedo aprender, melhor.

educação-financeira-para-crianças

Ensinar aos filhos sobre dinheiro e metas ajuda a formar cidadãos conscientes. Foto: Shutterstock

Os benefícios da educação financeira para crianças

Veja a seguir quais são os principais benefícios da educação financeira para crianças e saiba por que você deve começar a ensinar o seu filho desde pequeno.

Eles aprendem que dinheiro é uma gratificação

Isso significa que eles vão aprender a esperar para receber uma recompensa, sem se frustrar com isso. Nenhum pai gostaria de ver seus filhos insistirem que você precisa comprar algo com birra ou um ataque de raiva.

É muito importante ajudar seu filho a lidar com as emoções e com a frustração de não ser capaz de comprar alguma coisa. Isso irá evitar que, no futuro, ele desenvolva um comportamento nocivo em relação ao dinheiro, gastando mais do que você tem ou tornando-se um comprador compulsivo. Esse é um dos benefícios da educação financeira para crianças e que elas vão levar para toda a vida.

Ajuda a ensiná-las a estabelecer metas

Uma meta é um desejo que queremos alcançar no futuro. Por isso, direcionamos as nossas ações rumo a nossa meta. Se as crianças são capazes de encontrar a sua meta, elas não irão se sentir motivadas a gastar o dinheiro com qualquer coisa, com a perspectiva de alcançar o seu objetivo no futuro.

É importante lembrar que as crianças não têm uma noção muito clara do tempo, portanto, metas devem ser sempre pensadas a curto prazo. Assim, em pouco tempo, ele poderá desfrutar da sua recompensa e não vai esquecer ou perder a motivação.

Mostra o valor do trabalho duro

Economizar exige esforço e sacrifício e isso você não deve negar ao seu filho. Por isso, é importante que, quando começar ensinar a educação financeira para crianças, mostre como é que você ganha dinheiro.

Quando a criança conhece tudo o que os pais fazem para ganhar dinheiro, eles começam a dar valor a ele e, assim, passam a ter consciência que dinheiro não é colhido em árvores.

Oportunidade de tomar decisões responsáveis

Ao ensinar as crianças sobre dinheiro, é importante que elas tomem as suas próprias decisões sobre como controlá-lo. Dessa forma, eles aprendem, através de tentativa e do erro a tomar iniciativas cada vez mais bem sucedidas na gestão dos seus recursos.

Ensina a proatividade

Quando um adulto economiza, geralmente é para antecipar algumas situações que podem exigir recursos adicionais, como caso de doença ou outro gasto não programado.

Mas no caso da educação financeira para crianças pode significar que a economia de dinheiro seja feita pensando na manutenção da bicicleta ou do videogame. Assim, eles vão aprender a se antecipar quando se trata de finanças.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!