Filhos

Como fazer as crianças brigarem menos entre elas

Por Redação Doutíssima 23/01/2014

1Chega de brigas em casa! Mesmo nas famílias mais unidas, os conflitos estouram às vezes. Pois viver sob o mesmo teto implica em tensões e disputas; é difícil evitar. Seja entre o casal, entre as crianças, entre os pequenos e os grandes. Mas como resolver a situação?

Os conflitos, brigas e outros atritos são frequentemente causados pelo fato de que os nossos valores e os nossos interesses não são os mesmos: nós somos todos diferentes! Estes conflitos, sejam eles latentes ou expressos, devem ser geridos de forma adequada, se quisermos evitar uma deterioração das relações em casa. Como fazer as crianças brigarem menos? Como atenuar a crise? Que atitude é adaptada para reagir positivamente em uma situação de conflito?

 

Por que eles brigam?

Criar filhos não é um rio tranquilo. Os conflitos estão presentes praticamente o tempo todo. Claro, algumas briguinhas são pequenas e servem apenas para que eles testem os limites dos pais. Mas, às vezes, uma verdadeira briga acontece, questionando a sua autoridade.

Fazer parte de uma família é sempre complicado. Cada um gostaria de ser único, de ter um lugar para si sem ter que compartilhar com os outros. Nos problemas do cotidiano, é possível reparar que as dificuldades entre irmãoes e irmãs estão perfeitamente dentro do normal. É até mesmo um pouco perturbador quando não ocorre nenhuma rivalidade.

Entrando em conflito, a criança procura se encontrar ou se destacar. Na verdade, para poder se estruturar, a criança precisa conhecer os limites que os pais estabeleceram. Os conflitos são, portanto, inevitáveis, pois são necessários para o desenvolvimento da criança.

Falamos sempre do ciúme do mais velho na chegada de um novo bebê, mas esquecemos que o ciúme do filho mais novo também pode ser um problema. Um ou outro pode se sentir diminuido, devido a regras possivelmente diferentes que os pais impõem a cada um. Se você reparar que seu filho está enfrentando dificuldades no seu grupo social também na escola, talvez seja necessário procurar um psicólogo para que seu filho reencontre a auto-confiança.

 

Elogie

Para amenizar as situações de tensão, é melhor enfatizar as boas atitudes que seus filhos tiveram e jamais colocar um contra o outro. Se eles fizeram um jogo juntos ontem, todo mundo se divertiu e tudo correu bem, enfatize isso ao invés de procurar quem foi o culpado pela briga de hoje. Se você faz apenas observações negativas, pode ser que eles briguem apenas para chamar a sua atenção.

 

Entenda

Uma criança não começa uma briga por prazer. Portanto, é essencial identificar suas motivações e seus sentimentos. Tente entender o que seus filhos estão tentando dizer através das pequenas disputas.

 

Sem violência

A violência deve ser terminantemente proibida na família. A rivalidade é normal, você pode mesmo tentar explicar aos seus filhos que eles têm o direito de se detestar, mas brigar e partir para a violência verbal ou física não é permitido.