Desmaios ou Síncopes como também é conhecido são interrupções bruscas da consciência e do tônus postural, que é a capacidade de ficar em pé, com recuperação rápida e completa.
Causas
Na maioria das vezes o desmaio acontece por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. Costuma ser de curta duração e tem bom prognóstico. Atinge mais as pessoas idosas, portadores de cardiopatias e mulheres jovens. O problema é que devido a queda brusca a pessoa pode bater a cabeça e sofrer traumatismos e fraturas ósseas.
Leia também: O que fazer em caso de desmaio.
O que pode causar os desmaios:
1-Doenças cardiovasculares
Arritmias, distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias, porque comprometem o fluxo normal do sangue para os tecidos, em especial para o cérebro.
2-Distúrbios metabólicos
Hipoglicemia (falta de açúcar no sangue causada por jejum prolongado ou diabetes descompensado), anemia intensa, hemorragias, desidratação e desequilíbrio na composição dos sais minerais da corrente sanguínea.
3-Uso de medicações
Diversos medicamentos, entre eles os diuréticos, podem provocar desmaios, quando usados em doses mais altas.
4-Hipotensão ortostática
A queda brusca da pressão arterial provocada pela mudança repentina de posição, quando a pessoa estava sentada ou deitada e fica em pé de repente. A hipotensão ortostática está frequentemente associada à desidratação, ao uso de diuréticos a aos distúrbios cardiovasculares.
5-Outras causas
Cansaço extremo, emoções súbita, nervosismo intenso, dores fortes e permanência prolongada em lugares fechados e quentes.
veja também: Mantenha seu coração em forma.
Sintomas:
- Palidez;
- Fraqueza;
- Suor frio;
- Náuseas e ânsia de vômito;
- Pulso fraco;
- Tontura;
- Visão embaçada, turva;
- Pressão arterial baixa;
- Respiração lenta.
Tratamento
A pessoa que sofre um desmaio deve ser levada á um hospital o mais rápido possível, é muito importante investigar se existe algo grave por trás desse desmaio.
Recomendação
- Quando acontecer o desmaio, deite a pessoa e deixe-a confortável, de forma que a cabeça e ombros fiquem em posição mais baixa que o resto do corpo;
- Vire sua cabeça de lado para evitar que aspire secreções que possam sufocá-la;
- Nunca use o álcool ou amoníaco para reanimá-la nem jogue água em seu rosto;
- Após recobrar a consciência ela deve ficar sentada por alguns minutos até poder ficar em posição vertical.
Fontes: Abc.med e Dr. Drauzio varella