Primeiros Socorros

Queimadura na boca: acidente é comum no inverno devido aos líquidos quentes

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

No inverno, as bebidas quentes ocupam um lugar especial no nosso cardápio e que vai além dos motivos nutricionais. Sob temperaturas baixas, tomar um café com leite, um chocolate quente ou um chá são formas de nos aquecermos. Mas é preciso ter bastante cuidado, pois a ingestão descuidada de líquidos quentes pode causar queimadura na boca.

Queimadura na boca pode ser grave

Quando o líquido está um pouco mais quente do que a temperatura que conseguimos tolerar, normalmente há dor momentânea e não passa disso. Mas a queimadura na boca pode gerar lesões mais graves, até mesmo queimaduras de segundo grau.

queimadura-na-boca

A ingestão de líquidos quentes no inverno favorece casos de queimadura na boca. Foto: Shutterstock

Esse tipo de queimadura costuma deixar a pele marcada, causar dor intensa e também gerar uma hipersensibilidade no local. Além disso, o tempo de cura dessa queimadura na boca pode ser bastante longo, levando até mesmo três semanas. Então, muita atenção à temperatura dos líquidos ingeridos nesse inverno!

Queimaduras por calor, as mais frequentes

Existem diversos tipos de agentes que causam queimaduras: o atrito, a irradiação, os produtos químicos, o calor, o frio e a eletricidade. Quando atinge a boca, geralmente, ela é do tipo queimadura por calor, ou seja, se enquadra nos casos mais comuns e, por isso, é preciso estar bem atento.

Além disso, no inverno, a queimadura é uma ameaça ainda mais presente. Como citado anteriormente, é comum fazermos uso de líquidos quentes, como o café, o leite ou o chá, para buscar uma fonte de calor.

Risco para as crianças

Se, nos adultos, a queimadura na boca pode ser bastante grave, nos bebês gera lesões ainda mais sérias. Você sabia que aproximadamente 7,3% dos acidentes infantis têm relação com as queimaduras que atingem a boca das crianças? E que 70% desses casos afetam crianças com menos de 4 anos de idade?

Algumas medidas de prevenção são possíveis para evitar este tipo de incidente em crianças pequenas: sempre prove a temperatura do líquido antes de entregá-lo ao pequeno – pode derramar uma ou duas gotas na mão ou no punho para isso – e lembre-se que, mesmo que você agite a mamadeira, isso não é garantia de que o líquido irá resfriar.

Microondas, um vilão da queimadura na boca

Nos últimos tempos, um dos grandes responsáveis por queimaduras na boca é o microondas. Embora ele seja um utensílio doméstico que facilite muito a nossa vida, já que não precisamos mais esquentar alimentos ou líquidos na chama do fogão, ele traz consigo alguns perigos ocultos e que muitas pessoas ignoram.

Se você costuma utilizar o microondas para esquentar os líquidos no inverno e quer evitar uma queimadura na boca, é importante saber que nem sempre a temperatura do copo ou da xícara é a mesma do líquido – pelo contrário, é muito comum que enquanto a louça esteja em uma temperatura amena, o líquido já tenha atingido temperaturas altíssimas. Por isso, é bom ficar bastante atento.

No caso das crianças pequenas, principais vítimas das queimaduras, é importante que não se coloque a mamadeira com o “bico” no microondas, porque esse pode ficar muito quente e causar um acidente que todos queremos evitar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!