Primeiros Socorros

Veja dicas de primeiros socorros para casos de ataques epiléticos

Por Redação Doutíssima 14/06/2014

Você sabe como ajudar as vítimas de ataques epiléticos? A epilepsia é uma doença caracterizada por episódios periódicos e transitórios de alterações no estado da consciência, os quais podem estar associados a movimentos convulsivos e à perda dos sentidos. Ou seja, você pode se deparar com ataques epiléticos e saber reagir a eles é importante ação de primeiros socorros.

Sintomas de ataques epiléticos

Dentre os diversos tipos de ataques epiléticos, é bastante comum haver a perda súbita de consciência, o que provoca a queda desamparada do doente. Após o episódio, todos os músculos do corpo sofrem um espasmo, seguido de rigidez, que dura entre 10 e 20 segundos.

Paciente epilético necessita de acompanhamento médico, mas pode ter vida normal. Foto: Shutterstock

Paciente epilético necessita de acompanhamento médico, mas pode ter vida normal. Foto: Shutterstock

Os ataques epiléticos são seguidos por um período de convulsões com uma duração de dois a três minutos. Durante a crise provocada por ataques epiléticos, a vítima pode também morder a língua, espumar pela boca e urinar espontaneamente.

Os ataques epiléticos duram poucos minutos, de modo geral, mas a vítima pode permanecer inconsciente durante um período que pode prolongar-se por até meia hora.

Em alguns casos de ataques epiléticos, há um período de sonolência com desorientação ao acordar, dores de cabeça e tontura, que pode persistir durante alguns dias. Nem sempre o indivíduo tem consciência do que aconteceu e, por isso, é importante dispersar as pessoas em volta para permitir a circulação de ar e a recuperação do epilético sem criar constrangimentos a ele.

De forma geral, um epilético que conhece a sua doença deve possuir um cartão informando a sua condição especial, contendo ainda os dados sobre o medicamento usado, o telefone do médico ou familiar que deve ser chamado e, até mesmo, o que fazer em caso de crise convulsiva.

Este cuidado é importante quando ele sofre ataques epiléticos, pois quem estiver próximo conseguirá auxiliá-lo de melhor forma.

Como ajudar em ataques epiléticos

Para ajudar a pessoa que está sofrendo com ataques epiléticos, é preciso estar atento a algumas recomendações de primeiros socorros. Confira:

1. Ao se deparar com ataques epiléticos, tente apenas deslocar uma vítima se ela estiver em perigo, como numa rua movimentada. Limite a sua interferência e não tente restringir os movimentos da vítima;

2. Dê espaço à vítima e afaste os objetos nos quais ela possa se bater;

3. Tente segurar a vítima prestes a cair e a ampare até o chão, a deixando de preferência sobre algo macio embaixo da cabeça. Desaperte-lhe o colarinho, gravata ou colares, se for necessário e possível;

4. Confira se a vítima possui algum cartão com informações de emergência;

5. Não introduza nada entre os dentes da vítima, pois poderá lhe causar lesões;

6. Dê algo para a vítima beber somente quanto ela estiver plenamente consciente e controlada;

7. Passadas as convulsões, coloque a vítima com o corpo virado de lado;

8. Não a deixe sozinha até recuperar-se completamente;

9. Recomenda-se chamar um médico ou uma ambulância se ocorrer alguma lesão, ou se as convulsões prosseguirem por mais de três minutos, bem como se a vítima sofrer uma sucessão de ataques epiléticos enquanto estiver inconsciente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

O benefícios da meditação

Dicas para reduzir o estresse

8 passos para ser mais feliz

5 alimentos que te deixam mais feliz

Como ser feliz no casamento

20 maneiras simples de ser feliz

Envelheça bem: centenários são mais felizes