Todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que não há nada mais prejudicial do que uma gengiva inflamada. Ela pode causar complicações tanto a nível bucal como no organismo como um todo. A bactéria causadora de problemas na gengiva pode chegar a lugares que você nem pode imaginar e um deles é o coração. A gengivite pode causar:
- Mau hálito
- Sensibilidade dentária
- Sangramentos na boca
- Evoluir para periodontite e causar perda de osso e de dente
- Endocardite bacteriana
Saiba mais sobre: gengivite e impotência
A endocardite bacteriana, como o próprio nome nos diz: é uma inflamação do endocárdio que é um tecido muscular que reveste o coração por dentro. Essa inflamação acontece, devido o acúmulo de bactérias nessa região. E uma forma conhecida de contaminação é através de problemas relacionados à mesma bactéria causadora de inflamações dentárias.
Temos que entender que para a bactéria chegar ao coração ela precisa percorrer um caminho até lá e para tal, ela precisa alcançar a corrente sanguínea e isso geralmente ocorre quando:
- Colocamos piercing dental perfurante
- Quando extraímos dente
- Cárie dentária extensa
- Pulpites
- Abscessos dentários
- As doenças da gengiva (que já foram citadas acima)
Como sei que posso estar com endocardite bacteriana? Quais os sinais e sintomas?
- Febre (infelizmente é um sintoma de várias doenças mas indica que algo de errado acontece com o organismo)
- Calafrios
- Cansaço fora da normalidade
- Falta de ar, principalmente quando faz um esforço maior que de costume
- Sopro cardíaco (mais significativo da doença)
Veja também: problemas bucais causados pela AIDS
Se sentir qualquer sintoma comentado acima e tiver passado por tratamentos odontológicos ou estiver com problemas gengivais, não hesite em procurar um clínico geral que poderá avaliar se precisa lhe encaminhar a um cardiologista ou se os sintomas estão relacionados a outro problema. Não brinque com doenças cardíacas, elas podem ser fatais.