Nutrição

18 mitos e verdades sobre a dieta

Por Redação Doutíssima 01/08/2013

téléchargement (1)

 

Perder peso é uma tarefa difícil, não é mesmo? Talvez… Mas não precisa ser! Veja a seguir revelações de especialistas sobre o que é verdade e o que é lenda quando o assunto é dieta.
téléchargement (2)

 

1)      Beber água ajuda a emagrecer?

 

A água auxilia no funcionamento de órgãos como os intestinos, o fígado e os rins, contribuindo para que as toxinas sejam eliminadas do corpo. Quando não bebemos água o suficiente, é natural que ocorra um acumulo maior de gordura no corpo. E também, quando temos o hábito de beber água, evitamos de matar a sede com líquidos mais calóricos, além disso, beber água distrai a vontade daqueles que comem por ansiedade ajudando na dieta.

 

2)      A dieta da proteína funciona?

 

Sim, pois esta dieta se baseia em aumentar o consumo de proteínas e diminuir o de carboidratos. A digestão de alimentos proteicos é mais demorada por isso prolongam a sensação de saciedade. Com a demora na digestão na dieta das proteínas, o organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso. Porém é preciso ficar atento, pois existem certos “efeitos colaterais” quando essa dieta é usada por muito tempo (mais de uma semana seguida ou várias vezes ao longo dos meses), como irritação, cansaço, imunidade baixa e até mal hálito.

 

3)      Pimenta, gengibre e chá verde queimam calorias?

 

Na verdade, estes alimentos pertencem à classe dos termogênicos, quer dizer, eles exigem do corpo um gasto maior de calorias na hora de processá-los. Outra vantagem, é que o chá é diurético, o que ajuda a eliminar toxinas e desinchar o corpo.

 

4)      Excesso de sal leva ao aumento de peso?

 

Sim. O sal é composto de sódio, que não possui calorias e por si só não faz engordar, porém é uma substância que colabora na retenção de líquidos e causa inchaço. O maior inimigo, porém, não é o temperinho da salada, mas os alimentos industrializados ricos em sódio.

 

5)      Tomar água morna com limão de manhã, em jejum, emagrece?

 

Não. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os alimentos ácidos não colaboram para a queima de gordura e as calorias que o corpo gasta para esfriar o líquido é muito insignificante para emagrecer. Porém este não é um mal hábito para pessoas que não apresentam excesso de acidez no estômago, já que o limão é rico em vitamina C.

 

6)      Abacaxi “derrete” a gordura?

 

Não. Na realidade o abacaxi possui uma enzima que ajuda na digestão e tira a sensação de que comemos demais, mas nenhum alimento tem esse poder.

 

7)      Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?

 

Não. Pular refeições faz com que seu metabolismo funcione lentamente, gastando assim menos energia e acumulando cada vez mais gordura nas próximas refeições.

 

8)      Comer carboidrato depois das 18 horas engorda?

 

Sim e não. É verdade que à noite o nosso metabolismo desacelera, mas não há provas de que isso contribui ou não para a estocagem de gordura, porém o que faz engordar de fato é o excesso independente da hora em que ingerimos o alimento.

 

9)      Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?

 

Sim e não. O que acontece é que quando nos alimentamos, o corpo elimina calorias para fazer a digestão. Comendo várias vezes por dia e em pequenas quantidades, garantimos também que a fome na hora de ir na mesa não seja exagerada. Mas isso pode ter efeito contrário, então é importante dar uma grande atenção às três principais refeições do dia, o café da manhã, o almoço e a janta e, caso sinta aquela fomezinha durante o dia, coma uma fruta.

 

10)     Dormir mal faz ganhar peso?

 

Sim. A falta de horas de sono desregulam a produção de diversas substâncias do corpo, diminuindo a melatonina, hormônio que nos ajuda a adormecer, diminuindo também a leptina, que nos dá a sensação de saciedade, aumenta a grelina, substância responsável por despertar a fome e diminui a serotonina, responsável por nossas sensações de prazer, fazendo o corpo pedir mais açúcar para repor as energias. Além de tudo isso, nas pessoas mais estressadas, a liberação de cortisol aumenta, essa substância nos ajuda a enfrentar os problemas, mas nos faz engordar.

 

11)     Cumprindo à risca a dieta durante a semana, dá para liberar geral no fim de semana?

 

Não. Infelizmente quem tem tendência a engordar deve estar sempre vigilante. Mas é possível se dar ao luxo de vez em quando, seguindo uma proporção de em torno de nove refeições controladas para uma chutadinha de balde.

 

12)     Comer só alimentos diet e light emagrece?

 

Não. Esses alimentos são voltados às pessoas que possuem alguma restrição alimentar por algum problema de saúde, mas não contém necessariamente menos calorias, eles são compostos de maneiras diferentes, o que significa que se você exagerar nesses alimentos, vai engordar também.

 

13)     Salada é a refeição ideal para quem está de regime?

 

Sim e não. Se você se alimentar apenas com saladas, ficará faminto pouco tempo depois. Porém é verdade que se ela for composta por fontes de proteínas e carboidratos ela pode ser considerada uma refeição completa.

 

14)     Trocar o arroz branco pelo integral vale a pena?

 

Sim. Apesar de o arroz integral possuir um pouco mais de calorias que o arroz branco, essa troca vale a pena porque o arroz integral dá uma sensação mais duradoura de saciedade e possui fibras que auxiliam no funcionamento do metabolismo, controlando o colesterol, evitando o acumulo de gordura na barriga e retardando a absorção de glicose.

 

15)     Cortar os doces é a melhor (e a mais rápida) forma de emagrecer?

 

Acredite se quiser, mas comer açúcar da mais fome! O corpo busca a glicose nos alimentos que ingerimos. Assim que nosso nível de glicose no sangue baixa, sentimos fome. O problema de comer doces é que a glicose é metabolizada em 15 minutos, nos saciando então por pouquíssimo tempo.

 

16)    É melhor comer alimentos crus do que cozidos?

 

Sim. É mais simples do que imaginamos: demoramos mais tempo para mastigar um alimento cru. O corpo demora em torno de 20 minutos para se comunicar com o cérebro ao se satisfazer. A vantagem de mastigar mais vezes é que temos tempo suficiente para saber quando devemos parar de comer.

 

17)     Cerveja dá barriga?

 

Sim e não. Você sabia que a cerveja é a bebida alcoólica menos calórica? Uma latinha possui 130 calorias apenas, porém o problema da cerveja são os excessos que a acompanham.

 

18)     Refrigerante dá celulite?

 

Sim e não. Possuindo uma quantidade relevante de sódio e gás carbônico, substâncias que provocam a retenção de líquidos e a dilatação do estômago, os refrigerantes são fortes aliados das gordurinhas indesejadas, porém por si só não causam celulite.

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer