Nutrição

5 Alimentos que ajudam a combater o mau hálito

Por Redação Doutíssima 20/08/2013

Todo mundo sabe que alho e cebola são causadores certos do mau hálito, porém o maior motivo da recorrência desse mal é a higiene bucal mal feita ou a falta dela. Se a halitose persiste mesmo quando você procura manter bons hábitos de higiene bucal, procure um dentista. Mas se a causa do mau hálito foi só a falta de tempo de escovar os dentes, aposte em alguns alimentos que vão amenizar o odor.

maca

Quando consumida com casca, a maçã é capaz de complementar a ação do fio dental, raspando os dentes e impedindo o acúmulo de bactérias causadoras dos odores indesejados.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

 

Faça o teste: quando sentir seus dentes um pouco ásperos, o que é sinal de placa bacteriana, coma uma maçã. Depois passe a língua por eles e com certeza você os sentirá mais lisos. Alimentos como cenoura e pepino têm o mesmo efeito e, por este motivo, eles são conhecidos como “alimentos detergentes”.

cha-de-boldo

Você sabia que o mau hálito pode não estar diretamente ligado à má higiene bucal? Existem casos em que o mau hálito resulta de uma má digestão, isto ocorre quando o intestino desviam gazes para o estômago e este os libera pelas vias respiratórias. Neste caso, o chá de boldo e outros digestivos podem auxiliar na digestão, evitando este constrangimento.

gengibre

Outro alimento que auxilia na digestão é o gengibre, devido ao seu fator adstringente. Portanto ter balinhas de gengibre na bolsa ou acrescentá-lo às refeições, podem ser boas estratégias para evitar o mau hálito.

iogurte-

Uma das causas do mau hálito é o elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo, nesse caso o iogurte natural sem açúcar pode ser a solução, pois ele reduz os níveis desse gás.

agua1

Por que mesmo escovando os dentes antes de dormir, eu acordo com mau hálito? Isto ocorre porque quando dormimos o nosso organismo desacelera e, naturalmente, o ritmo da salivação diminui também, o que contribui para a proliferação de bactérias bucais.

Por isso, a dica é beber muita água, pois isto estimula as glândulas salivares e ainda ajuda a eliminar resíduos de todo o nosso organismo.

 

 

Fonte: Minha Vida