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Pele ressecada? Especialista indica 7 alimentos que hidratam de dentro para fora

Por Debora Stevaux 25/12/2018

Quando falamos de pele ressecada, é comum que a maioria das pessoas se preocupe, unicamente, em começar ou manter uma rotina de cuidados dermatológicos. Porém, o que muita gente não sabe ou deixa passar batido é o fato de que uma boa alimentação influencia diretamente na saúde da derme.

Além dos cuidados diários com a pele ressecada, uma boa dieta também é responsável pela hidratação. Especialista lista 7 alimentos que devem estar presentes no seu dia a dia. (Foto: iStock)

“O cuidado com a pele é essencial, claro. Mas a preocupação também deve vir de dentro. Uma alimentação equilibrada está entre os principais fatores que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada, pois é através dela que conseguimos os nutrientes para manter as células e tecidos saudáveis”, explica Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology (AAD). Para te ajudar a cuidar ainda melhor da pele e do seu corpo como um todo, listamos abaixo 7 alimentos que hidratam a pele de dentro para fora.

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7 alimentos que hidratam a pele de dentro para fora

 

  • Soja

 

A leguminosa combate o ressecamento e controla a oleosidade, o que a torna recomendada para todos os tipos de pele. Além disso, a soja é uma ótima fonte de isoflavona, substância conhecida por manter a firmeza e melhorar a elasticidade da pele. A isoflavona da soja também possui efeito hormonal natural. Dessa forma, o alimento estimula a produção de estrógenos, hormônio importante para a pele da mulher na pré-menopausa e durante a menopausa. Para dispor de todos os benefícios do alimento, o ideal é consumir, no mínimo, uma colher de sopa todos os dias.

 

  • Peixes

 

A carne de peixe é rica em ômega 3, uma substância anti-inflamatória que ajuda a regular a oleosidade e prevenir o aparecimento de acne e vermelhidão na pele. Além disso, o ômega 3 fortalece as células do tecido, protegendo-as dos danos causados pelo sol. Alguns peixes contêm também selênio, nutriente que preserva a elastina da pele. O recomendado é que se consuma 100 gramas de peixes como salmão, sardinha, anchova e truta, de duas a três vezes por semana. “Mas o peixe frito não conta, pois alimentos gordurosos e ricos em óleo estimulam a oleosidade da pele. O ideal é consumi-lo cozido, assado, grelhado ou até mesmo cru”, aconselha Marcondes.

 

  • Nozes e sementes

 

As nozes e sementes contêm ácidos graxos, vitaminas A, B e E, minerais e diversos antioxidantes que hidratam a pele, melhoram a sua elasticidade e auxiliam na regeneração das células, protegendo-as. Alimentos como nozes, amêndoas, avelãs, pistache, sementes de linhaça, de girassol e de abóbora são ótimos para comer como um lanchinho ao longo do dia no lugar de doces e balas.

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  • Abacate

 

O fruto é uma ótima fonte de vitaminas C, E e gorduras monoinsaturadas. Por isso, ele colabora com a manutenção da umidade da pele, além de ajudar na síntese de colágeno, proteína que lhe dá sustentação. Por ser rico em antioxidantes, o abacate também previne o envelhecimento das células da pele, conferindo-lhe maior elasticidade e firmeza.

 

  • Brócolis

 

Rico em zinco, vitaminas A e C, luteína e betacaroteno, o vegetal age prevenindo o ressecamento da pele e o envelhecimento precoce. Ele também possui sulforafano, uma substância com propriedades capazes de melhorar a resistência natural da pele contra os raios ultravioletas. “O brócolis consegue estimular as células protetoras do nosso corpo, diminuindo em até 29% a morte celular causada pelos raios UV em até 48 horas após seu consumo”, afirma a especialista.

 

  • Melancia, morango, laranja, manga, melão e maçã

 

Essas frutas têm altos níveis de vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que repõem os nutrientes, promovem a síntese do colágeno e ajudam a manter a pele firme e suave. Além disso, elas são abundantes em água. O ideal é consumi-las diariamente em sucos, vitaminas ou em seu estado natural.

 

  • Mamão, cenoura e abóbora

 

Esses alimentos, assim como as folhas verdes, são ricos em Betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo humano, protegendo a pele do sol.

Importante: O consumo diário de pelo menos dois litros de água é fundamental para o transporte de nutrientes e a hidratação do organismo como um todo, além de melhorar a circulação e a aparência da pele. A água de coco também é uma opção, por ajudar a eliminar as toxinas do nosso corpo.

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