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Nutrição

Saiba as desvantagens da dieta vegetariana

Por Redação Doutíssima 04/01/2014

Mitos-e-verdades-da-dieta-vegetariana

Entre tantas dietas existentes hoje em dia, fica difícil escolher a melhor. A dieta vegetariana tem crescido bastante no Brasil. Como todas as dietas, ela também possui vantagens e desvantagens. Saiba quais são elas:

Apesar de a dieta vegetariana oferecer vantagens como menor nível de colesterol no sangue e menos índice de obesidade, é preciso estar atento à quantidade de proteínas ingeridas que podem ser insatisfatórias de acordo com o que o vegetariano se alimenta diariamente.

Existem 3 tipos de vegetarianos:

O primeiro é chamado de ovolactovegetariano, ou seja, é uma pessoa que se alimenta de ovos e de derivados do leite;

O lactovegetariano: Pessoa que se alimenta de derivados de leite;

Vegetariano total ou vegano: não come nenhum produto de origem animal;

Uma das desvantagens da dieta vegetariana pode ser considerada como um prezuíjo social, por exemplo, você já imaginou participar de uma festa ou reunião e alguém te oferecer uma coxinha com recheio de legumes? Ou então ir a um churrasco de família para comer saladas e espetos de legumes?

Não comer carne nestas horas é um prejuízo, pois, a alimentação de uma pessoa vegetariana fica muito restrita pela falta de opções de alimentos substitutos à carne, por exemplo, a maioria das receitas de pratos servidos em festas tem carne ou frango em suas receitas, uma pessoa vegetariana acaba deixando de consumir vários alimentos por isso.

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Uma outra desvantagem da dieta vegetariana está no aspecto nutricional, pois a carne é uma alta fonte de proteínas que o nosso corpo precisa para funcionar bem. Os alimentos vegetarianos possuem uma quantidade de proteína e vitamina B12 menor do que a carne. O vegetariano se alimenta de frutas, verduras, legumes e outros alimento como cereais; estes alimentos são indispensáveis para a saúde, porém o nosso corpo precisa deles em grande quantidade, para absorver melhor alguns nutrientes como o fósforo.

Ou seja, se a pessoa não ingere a quantidade necessária de proteínas, ela pode sentir falta de energia, além de apresentar anemia, osteoporose, deficiência de cálcio ou outras complicações.
Emagrecer com saúde é importante. Uma boa dieta dever ser equilibrada com a quantidade certa de proteínas, vitaminas e minerais; por isso, nunca comece uma dieta por conta própria. Antes de começar qualquer regime, seja por necessidade ou por modismo; peça um conselho a um bom nutricionista. Ele é a pessoa certa para indicar o melhor tipo de dieta para que você emagreça de maneira saudável.


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